O embaixador da Itália em Brasília, Alessandro Cortese, está confiante que o ano que vem será muito importante para a relação bilateral. Não apenas pela comemoração dos 150 anos da imigração italiana no Brasil, mas também pela “extraordinária coincidência das presidências italiana do G7 e brasileira do G20.
Em entrevista à agência ANSA, ele acredita que o cenário político e econômico é favorável para as relações entre Itália e Brasil.
Na semana passada Cortese apresentou suas credenciais ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o diplomata, ao falar sobre a presidência italiana do G7, “percebi que Lula demonstrou grande interesse nas datas da cúpula na Itália”.
Em visita recente a São Paulo, Cortese e o cônsul-geral Domenico Fornara reuniram-se com o governador Tarcísio de Freitas e o prefeito Ricardo Nunes, bem como representantes de empresas italianas.
Estima-se que vivem em São Paulo “cerca de 5 milhões de brasileiros ítalo-descendentes e algumas centenas de milhares de italianos”, disse o embaixador. “Dentre mil empresas italianas no Brasil, cerca de 600 estão no estado de São Paulo”, lembrou.
As informações são da ANBA.