Embaixador italiano Alessandro Cortese afirma que 2024 será muito importante para as relações Itália-Brasil

Diplomata lembra que ano que vem celebra-se os 150 anos da imigração italiana no Brasil

O embaixador da Itália em Brasília, Alessandro Cortese, está confiante que o ano que vem será muito importante para a relação bilateral. Não apenas pela comemoração dos 150 anos da imigração italiana no Brasil, mas também pela “extraordinária coincidência das presidências italiana do G7 e brasileira do G20.

Em entrevista à agência ANSA, ele acredita que o cenário político e econômico é favorável para as relações entre Itália e Brasil.

Na semana passada Cortese apresentou suas credenciais ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o diplomata, ao falar sobre a presidência italiana do G7, “percebi que Lula demonstrou grande interesse nas datas da cúpula na Itália”.

Em visita recente a São Paulo, Cortese e o cônsul-geral Domenico Fornara reuniram-se com o governador Tarcísio de Freitas e o prefeito Ricardo Nunes, bem como representantes de empresas italianas.

Estima-se que vivem em São Paulo “cerca de 5 milhões de brasileiros ítalo-descendentes e algumas centenas de milhares de italianos”, disse o embaixador. “Dentre mil empresas italianas no Brasil, cerca de 600 estão no estado de São Paulo”, lembrou.

As informações são da ANBA.

 

Compartilhe
Fabiana Ceyhan

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.