Embaixador do Japão inicia visita oficial a dois estados brasileiros

 

Durante os dias 11, 12 e 13 de março, o embaixador do Japão no Brasil Akira Yamada realizará uma visita oficial ao estado do Amazonas. Em seguida, ele visita o estado de Roraima, onde permanece  nos dias 13 e 14 de março.

No estado do Amazonas, o Embaixador fará duas visitas de cortesia ao Governador Wilson Miranda Lima do estado do Amazonas e ao Prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto. No roteiro também estão uma visita à Torre ZF2 do Projeto Museu na Floresta do INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) e da JICA (Japan International Cooporetion Agency), à Escola Estadual Integral Bilingue Professor Djalma da Cunha Batista, às duas fábricas das empresas japonesas (Moto Honda e Panasonic) no Polo Industrial e encontrará com a comunidade nipo-brasileira.

No estado de Roraima, o Embaixador também fará uma visita de cortesia ao Governador Antonio Denarium e logo após participará da cerimônia de assinatura do “Projeto de Aquisição de Equipamentos Médicos do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth”, no qual Governo do Japão doará USD$ 77.410 para compras de equipamentos e materiais médicos tais como bombas de seringas, bombas de infusão volumétricas, laringoscópios e reanimadores manuais neonatais, por meio do Programa de Assistência a Projetos Comunitários e de Segurança Humana (APC)*.

Também nesse estado, o embaixador visitará a Associação Nipo-brasileira de Roraima (ANIR) e terá a oportunidade de conhecer a Operação Acolhida, atividades das agências da ONU e outros no âmbito da assistência aos refugiados e imigrantes venezuelanos. Yamada fará, ainda, uma visita ao município de Pacaraima localizado na fronteira com a Venezuela a fim de conhecer in loco a situação dos imigrantes e refugiados e instalações de acolhimento.

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.