A Data Nacional do Bahrein é celebrada oficialmente em 16 de dezembro. Ela marca, ao mesmo tempo, o estabelecimento do Estado do Bahrein como país árabe e muçulmano, fundado por Ahmed Al-Fateh, em 1783; a entrada da nação na ONU; e ascensão ao trono de Isa Bin Salman Al Khalifa, pai do atual regente Hamad Bin Isa Al Khalifa.
A Câmara dos Deputados realizou, nesta terça-feira (19), uma sessão solene para celebrar a Data de maneira oficial no Brasil. A homenagem foi proposta pelo deputado Delegado Paulo Bilynskyj. A mesa de honra contou com a presença do Embaixador do Reino do Bahrein no Brasil, Bader Alhelaibi e outros deputados e deputadas, que fazem parte do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Bahrein. Vários embaixadores de países árabes também estiveram presentes na homenagem, assim como representantes da imprensa.
Em seu discurso, o embaixador do Bahrein, Bader Abbas Alhelaibi, destacou a ascensão do seu país em todas as áreas sob a liderança do rei Hamad bin Isa Al Khalifa, e do príncipe herdeiro e primeiro-ministro Salman bin Hamad bin Isa Al Khalifa.
“Testemunhamos realizações significativas e conquistas em todos os setores”, disse o diplomata. Ele elencou também passos importantes dados pela embaixada nos últimos 5 anos, “na relação com o Brasil, que hoje é o 3º maior parceiro comercial do Bahrein”.
“O país realizou várias consultas políticas, refletindo o compromisso mútuo de fortalecer os laços de amizade e parceria estratégica. Além disso, vários acordos e memorandos de entendimento foram assinados para fortalecer a cooperação institucional”, lembrou.
Por fim, agradeceu aos deputados que compõem o Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Bahrein, e a diplomacia parlamentar exercida pelo eles.