A Universidade de Brasília sediou o XXII Encontro de Reitores do Grupo Tordesilhas. O tema desta edição, que termina hoje, é “O papel da universidade no desenvolvimento socioeconômico”. O evento conta representantes de 55 instituições que pretendem debater o papel da universidade no desenvolvimento socioeconômico.
O Embaixador de Portugal, Luis Faro Ramos, participou ontem da sessão de abertura.
Esta é a primeira vez que a UnB recebe o evento, que reúne mais de 50 instituições de ensino superior do Brasil, da Espanha e de Portugal. Instituído em 2000, o Grupo Tordesilhas é uma rede que busca promover a colaboração acadêmica, cultural e socioeconômica em ciência, tecnologia e inovação. A UnB integra a rede desde 2014 e está na presidência do grupo de língua portuguesa e espanhola.
Conforme a embaixada de Portugal, “a crescente utilização do Português e do Espanhol, incluindo como línguas da ciência, também constitui um elemento importante, traduzindo a qualidade da investigação científica”.
A Embaixada de Portugal oferecerá nesta terça-feira, 7 de novembro, a partir das 20h00, um cocktail de encerramento do XXII Encontro de Reitores do Grupo Tordesilhas. Comparecerão diversos reitores e vice-reitores de universidades do Brasil, Espanha e Portugal.