Embaixador da Tunísia visita o Paraná e é recebido por governador e prefeito

 

 

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu na  quinta-feira,  21 de fevereiro,no Palácio Iguaçu, o embaixador da República da Tunísia no Brasil, Mohamed Hedi Soltani. Eles conversaram sobre possíveis trocas de experiências e tecnologias em mobilidade urbana, além do fortalecimento do intercâmbio comercial. Ratinho Junior destacou a diversificação da economia paranaense, e citou que o Estado é o segundo polo automotivo do País, além de ser uma força nos setores têxtil e moveleiro. O governador também ressaltou a importância dos investimentos previstos em infraestrutura para fortalecer o Estado como principal hub logístico da América do Sul, com atenção aos portos, rodovias e ferrovias. Segundo ele, a mão de obra qualificada também motiva muitas indústrias a vir para o Paraná, deixando as portas do Estado abertas para empresas da Tunísia que tenham interesse em se instalar aqui. Segundo o embaixador Soltani, a economia paranaense é muito parecida com a da Tunísia, principalmente no agronegócio e no polo automotivo. A Tunísia é o maior exportador de azeite de oliva do mundo árabe para o Brasil e também o primeiro exportador de tâmaras para cá. De acordo com ele, é possível trocar experiências visando futuros investimentos empresariais. Ratinho Junior colocou à disposição do Governo da Tunísia os serviços do Paraná Cidade, que conta com mais de 120 engenheiros e arquitetos para análise de projetos urbanísticos e presta consultoria para países da África. Também foi oferecida uma troca de experiências com a Copel, que passará em breve a oferecer serviços de modernização de iluminação pública e cidades inteligentes a municípios do Paraná e outros lugares. (Repórter: Wyllian Soppa)O prefeito Rafael Greca recebeu nesta quinta-feira (21/2), no Palácio 29 de Março, o embaixador  da República da Tunísia no Brasil, Mohamed Hedi Soltani. Durante o encontro, o prefeito convidou o embaixador para participar do 25.º Salão Paranaense de Turismo, que acontecerá nos dias 3 e 4 de maio, em Curitiba, e propôs uma parceria do país árabe localizado no norte da África com o Instituto Municipal do Turismo (IMT).

O Prefeito Rafael Greca  também recebeu nesta quinta-feira (21/2), no Palácio 29 de Março, o embaixador  da República da Tunísia no Brasil, Mohamed Hedi Soltani. Durante o encontro, o prefeito convidou o embaixador para participar do 25.º Salão Paranaense de Turismo, que acontecerá nos dias 3 e 4 de maio, em Curitiba, e propôs uma parceria do país árabe localizado no norte da África com o Instituto Municipal do Turismo (IMT).

O prefeito também convidou o embaixador para visitar Curitiba durante o encontro de representantes do BRICS, o grupo formado por Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul, que será realizado no Memorial da Cidade e no Salão de Atos do Parque Barigui nos dias 12, 13 e 14 de março, e para a segunda edição do Smart City Expo Curitiba 2019, o maior fórum internacional de cidades inteligentes. O evento acontecerá entre os dias 21 e 22 de março, no Expo Barigui.

Na avaliação do prefeito, é importante o estreitamento da relação entre Curitiba e Tunísia, com a intensificação do intercâmbio cultural e o fortalecimento de parcerias empresariais. “Deixamos as portas da nossa cidade abertas para receber espetáculos, os filmes, as exposições da arte tunisiana e também podemos levar a nossa arte para mostrar aos tunisianos. Podemos incentivar o turismo e a busca por novas fronteiras comerciais”, disse Greca, ao citar que a Tunísia produz tâmaras e azeite de oliva de muita qualidade.

Texto e Fotos: Governo e Prefeitura do Paraná.

 

 

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.