Embaixador da Suíça, Pietro Lazzeri, foi recebido por Raquel Lyra, governadora de Pernambuco

Durante visita ao estado, o diplomata recebeu o Voto de Aplauso da Assembleia Legislativa de Pernambuco

Para fechar o ano de 2023 e de olho nos projetos para 2024, o Embaixador da Suíça, Pietro Lazzeri, esteve com a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, em dezembro.

O diplomata foi recebido no Palácio do Campo das Princesas. Na ocasião, foram debatidas oportunidades de cooperação técnica e investimentos nas áreas de infraestrutura, inovação e sustentabilidade.

“Durante a reunião, nós conseguimos aprofundar as oportunidades de contribuição para ambas as partes. A Suíça é considerado o país mais inovador do mundo há 13 anos, com um histórico de investimentos em ciência, tecnologia e sustentabilidade. Além disso, é um importante investidor no Brasil, tanto por meio de empresas como através de fundos governamentais. Durante a visita do embaixador Pietro Lazzeri, conversamos sobre a geração de novos projetos em Pernambuco, nas áreas de infraestrutura e sustentabilidade”, destacou Raquel Lyra.

Uma comitiva composta por representantes diplomáticos e de empresas suíças realizou visitas ao Porto de Suape, à Compesa, às secretarias de Recursos Hídricos e Tecnologia e Inovação, ao CESAR, ao Porto Digital e à Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Foi realizado ainda um workshop com foco no desenvolvimento de projetos de inovação.

“Acompanhamos a participação do Governo de Pernambuco na COP 28, vimos o protagonismo que a governadora Raquel Lyra vem exercendo nas pautas climáticas e, sem dúvidas, este é um estado prioritário para encontrarmos parcerias e oportunidades de investimos nas áreas de economia, tecnologia e sustentabilidade”, comentou o embaixador da Suíça, Pietro Lazzeri.

Também estiveram presentes no encontro os secretários estaduais Fernando Holanda (Assessoria Especial) e Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico), a Gerente Geral de Relações Internacionais Rayane Aguiar, além do cônsul-geral da Suíça no Rio de Janeiro, Bernhard Furger e o cônsul-honorário da Suíça em Pernambuco, Rodolfo Fehr.

Fotos: Hesíodo Góes/Secom

Suíça recebe voto de aplauso da Alepe

Ainda como parte de sua visita a Pernambuco, Pietro Lazzeri, esteve na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), onde foi recebido pelo presidente do Poder Legislativo estadual, deputado Álvaro Porto, e por Lula Cabral, presidente da Comissão de Assuntos Internacionais.

O diplomata recebeu o Voto de Aplauso concedido pela Alepe ao seu país. A iniciativa reconhece os esforços empreendidos pelo Estado suíço em projetos de combate à pobreza, proteção ambiental e desenvolvimento das crianças, ao redor do mundo.

“Em 2022, durante as fortes chuvas em Pernambuco, houve um grande gesto de solidariedade da Suíça, com a doação de colchões aos desabrigados. Pela sua responsabilidade global, o país recebe o certificado em agradecimento
pelo comprometimento com o fortalecimento do nosso Estado”, disse o deputado Nino de Enoque, autor da homenagem.

O representante suíço agradeceu a honraria e ressaltou que estava em Pernambuco numa missão diplomática e comercial. “A parceria entre nossos países remonta ao século XIX. A vinda da Embaixada às terras pernambucanas é para estreitar os laços e intensificar ainda mais a agenda econômica, de inovação e sustentabilidade por aqui. Faremos uma visita ao Porto de Suape e, com nossas empresas, vamos identificar as oportunidades de negócio que há por lá”, encerrou Pietro Lazzeri.

Pietro Lazzeri foi recebido no gabinete da presidência da Alepe. Foto: Giovanni Costa
Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.