Embaixador da Turquia no Brasil, Halil Ibrahim Akça enfatiza as boas relacões com o Brasil

No dia 29 de outubro de 2023 a Turquia comemorou o seu dia nacional, na ocasião o embaixador do País no Brasil, proferiu um discurso onde destacou a importância da Turquia e falou das relacões como Brasil.

“A Türkiye trabalha ativamente na busca pela paz e estabilidade internacionais na sua região e em todo o mundo. Em 29 de outubro de 1923, a República da Türkiye foi estabelecida com base em princípios e valores sólidos como a democracia e os direitos humanos. Desde então, tornou-se um país proeminente na sua região, bem como em todo o mundo. Hoje, como parte do G-20, da OCDE, da OTAN e do Conselho da Europa, a Türkiye trabalha para o desenvolvimento econômico, as causas humanitárias, a paz e a cooperação na sua região e fora dela.”

Além disso, o diplomata ressaltou a amizade entre os dois países: Brasil e Turquia.

“Gostaria de parabenizar meus cidadãos no Brasil e transmitir meus sinceros sentimentos de amizade ao povo brasileiro.”

Durante discurso, o diplomata ainda lembrou que a imagem do Brasil na Turquia sempre foi boa. “Uma geração na Türkiye cresceu assistindo as novelas brasileiras e o futebol brasileiro. Agora observamos com alegria que as novelas turcas são muito procuradas no Brasil”, disse o embaixador, arrancando risadas afetuosas do público do evento.

Ao falar sobre o Dia Nacional de seu país, o diplomata também de prestou homenagem ao fundador da República da Türkiye, Mustafa Kemal Atatürk.

Segundo fontes da Turquia, o ano de 2024 será promissor para as relações entre os dois países e vários memorandos e acordos podem ser assinados.

Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.