Embaixador da Bolívia defende sinergia com o Brasil para agro mais forte

Diplomata visitou uma das maiores feiras do agro no país

Construir parcerias e ampliar o diálogo para uma sinergia produtiva e de resultados entre Bolívia e Brasil. É isso que sugeriu o embaixador do país sul-americano, Horácio Villegas Pardo, em visita ao Show Rural em Cascavel (PR) esta semana.

O diplomata, acompanhado do prefeito Leonaldo Paranhos e autoridades, foi recebido pelo presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, por ex-presidentes e diretores da Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascavel) e por gestores da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná).

Horário, que veio pela primeira vez à região, afirmou estar impressionado com a feira. “É fascinante ver o que vocês fizeram aqui. Temos muito a aprender com vocês nesse campo. O agro brasileiro é extremamente desenvolvido e a
Bolívia quer construir pontes para consolidar a agropecuária latino-americana em todo o mundo”, afirmou o embaixador. “Aqui, percebo que há espírito de luta, vontade de crescer e cumprir a missão de alimentar o planeta”, ressaltou o representante do governo boliviano.

Presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, embaixador Horácio Villegas Pardo, da Bolívia, e o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos

Hub

A Bolívia tem um subsolo rico em substâncias diversas para elevar qualidade e produtividade dos plantios. “Queremos transformar a Bolívia em um hub de fertilizantes e precisamos do Brasil como grande parceiro nessa empreitada”.

Horácio destacou que o Brasil necessita chegar ao oceano Pacífico e que a melhor forma é por rota ferroviária. “Lá, em nosso país, temos trilhos prontos, então não é tão difícil fazer com que esse projeto ambicioso para a América do Sul se concretize”, afirmou o embaixador, agradecendo a hospitalidade dos cascavelenses.

“Estamos animados e queremos conversar. Faremos o que estiver ao nosso alcance para que projetos como esse, que o Horácio sugeriu, um dia possam realmente sair do papel, integrar povos e beneficiar milhões”, afirmou o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos.

As informaçõe são do Show Rural Coopavel.

Compartilhe
Jarbas Aragão

Jarbas Aragão