A Câmara legislativa parece estar assumindo o papel da diplomacia brasileira no combate à pandemia de covid-19. Aécio Neves, presidente da Comissão de Relações Exteriores pediu uma audiência na próxima terça-feira, 30, com o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming. A Audiência já foi confirmada e o embaixador irá participar de forma remota, já que diplomatas chineses não se encontram pessoalmente com nenhum brasileiro devido a pandemia.
O convite feito por Aécio surgiu da conversa entre o presidente da Casa, Arthur Lira e seu homônimo na Assembleia Popular Nacional da China.
A ideia é discutir como a embaixada pode atuar para auxiliar na importação de insumos para produção de vacina no Brasil. A China é um país chave na produção mundial de vacinas, medicamentos e insumos hospitalares
Nos bastidores, deputados também querem tentar amenizar os problemas envolvendo o governo de Jair Bolsonaro e os chineses.
Na reunião da quarta-feira, 24, entre chefes de poderes, ministros e governadores, Lira cobrou o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e declarou insatisfações com a sua condução após ouvir reclamações de empresários e de Wanming, que disse não manter diálogo com o chanceler.