Embaixadas do Uruguai e Espanha trouxeram a Brasília o espetáculo ” Zarzuela”

 

O  Embaixador da Espanha no Brasil Fernando Garcia Casas, o Embaixador do Uruguai no Brasil Gustavo Vanerio e a Diretora do Instituto Cervantes no Brasil Rosa Sanchez Cascado Nogales  receberam convidados no CCBB para um vinho de honra em homenagem  a realização das “Noites de Zarzuela , o evento aconteceu nos dias  22 e 23  de junho e contou com  a presença de vários membros do corpo diplomático, embaixadores , membros da sociedade civil e autoridades brasileiras.

zarzuela é um gênero  lírico- dramático espanhol em que se alternam cenas faladas, outras cantadas e danças incorporados. Acredita-se que o nome deriva de uma região , próxima a  Madrid onde no  século  XVII eram encenadas estas apresentações à corte espanhola. As zarzuelas também tiveram eco em  Cuba onde mesclaram o estilo espanhol e elementos autóctones.Os concertos contaram com a participação de quatro cantores solistas da Escola Nacional de Arte Lírica do SODRE de Montevidéu e com o pianista uruguaio Ignacio Pilone.

As noites de Zarzuela no CCBB constituíram uma oportunidade única para apresentar e divulgar um gênero fundamental da música espanhola, dar a conhecer parte da oferta cultural do teatro SODRE no Uruguai e continuar difundindo a língua espanhola, ao tempo que fortalecerá os vínculos culturais entre Espanha, Uruguai e Brasil. O evento foi um sucesso e contou com um bom público e as sessões foram totalmente gratuítas para os presentes.

 

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.