A Embaixada do Reino do Marrocos comemorou, na noite de segunda-feira (31), o 24° Aniversário de Ascensão ao Trono do Rei Mohammed VI. A recepção, na sede da missão diplomática morroquina em Brasília, contou com a presença de autoridades, membros do corpo diplomático, órgãos de imprensa e amigos de Marrocos.
O embaixador Nabil Adghoghi disse, em seu discurso, estar honrado de recebê-los em uma comemoração tão importante. “Essa ocasião tão especial mostra para nós a estima, o apreço mútuo e a excelente fase entre ambos os países”, afirmou.
Segundo o diplomata, Brasil e Marrocos atualmente se encontram na melhor fase da relação bilateral, compartilhando valores em comum. “Temos uma visão convergente sobre temas multilaterais e globais, como o desenvolvimento sustentável, a migração, o comércio internacional, a paz e segurança no mundo”, disse.
Conforme Adghoghi as parcerias futuras entre os dois países ocorrerá com base em três pilares. O primeiro é segurança alimentar, com uma empresa marroquina que produz adubos e fertilizantes construindo fábricas na região norte. O segundo pilar é a coletividade marítima, pelo Porto de Tânger. O terceiro pilar é a proximidade do Brasil com o continente africano.
O embaixador explicou que o Marrocos valoriza muito a decisão do governo brasileiro de colocar a África como prioridade em sua política exterior, algo admirado pelo rei Mohammed VI.
Dia do Trono
O Dia do Trono é uma celebração nacional que marca a entronização de Mohammed VI no trono de seus ancestrais. Neste dia, o Rei dirige um discurso à nação, durante o qual comunica os projetos que Marrocos pretende concretizar, bem como os diversos esforços desenvolvidos em prol do crescimento do país.
Sua Majestade o Rei Mohammed VI foi coroado em 30 de julho de 1999, após o falecimento de seu pai, o rei Hassan II, em 23 de julho de 1999.