Embaixada da Turquia promove a semana da culinária turca em Brasília

A  Semana da Culinária Turca foi  idealizada pela primeira-dama do país, Emine Erdogan, e está em sua terceira edição.

Nesta quinta-feira (23), a Embaixada da Turquia recebeu convidados para almoço com pratos típicos do país. A região escolhida este ano foi a do Egeu. A  embaixatriz Emine Akça falou aos convidados sobre a importância da comida na vida dos turcos. Entre os presentes estavam jornalistas e embaixatrizes de vários países.

“Para nós, a comida tem muito mais significado do que atender às nossas necessidades biológicas básicas. Nós nos reunimos para comer em ocasiões felizes, como casamentos e outras celebrações, e também em momentos tristes, como funerais, servindo comida para aqueles que vêm expressar suas condolências.” E frisou: “Em nossa cultura, as mesas de jantar têm sido uma das formas mais poderosas de comunicação, o meio de conectar e unir as pessoas. Hoje, uma pequena parte disso será servida a vocês. Espero que todos apreciem a comida que serviremos hoje.”

Todos os anos, o governo turco escolhe uma região da Turquia para promover sua culinária. Durante o evento, a primeira-dama Emine Erdogan compartilhou com os convidados, através de um vídeo,  pecuiaridades da culinária turca.

“Nossa cozinha é nossa identidade nacional. Cada refeição tem as marcas de nossa experiência histórica. É um reflexo de diferentes religiões, etnias e culturas. Durante séculos, a culinária turca tem sido uma fonte de sabedoria. Sendo assim, ocupa uma posição única entre a gastronomia de outros países.”

A primeira-dama também falou sobre o princípio de respeito ao meio ambiente.

“Em uma época em que a cultura de fast-food está se espalhando globalmente, o mundo precisa urgentemente de nossas receitas de cura.”, disse a primeira-dama.

Com a temática de alimentos da região do Egeu, o chef turco Engin Akbas preparou purê de fava, mücver (bolinhos de abobrinha), feijão verde refogado em azeite, pimentão verde recheado com azeite, gözleme (pão achatado com espinafre e queijo), caçarola de camarão, almôndegas à moda de Izmir, incir uyutması (pudim de leite e figo seco), tavuk göğsü (pudim de peito de frango) e sübye (sorvete de sementes de melão).

Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.