Embaixada da Tunísia promove jantar com comidas e produtos típicos

O embaixador da Tunísia no Brasil o Sr Mohamed  Hedi Soltani, recebeu em sua residência oficial em Brasília vários jornalistas e influenciadores digitais para um jantar e recepção que foi denominado Sabores da Tunísia. O Jantar foi uma viagem gastronômica ao país e foram apresentados produtos que ainda não estão no mercado brasileiro, mas são de extrema qualidade e foram elogiados por todos os presentes. Entre os maravilhosos pratos do país o destaque foi para o vinho, o azeite, e as tâmaras vindas diretamente da Tunísia para a degustação dos presentes.

¨A Embaixada pretende apresentar em breve a todos os brasileiros estes produtos e esperamos fazer muitos negócios bilaterais este ano e um deles é colocar estes produtos no mercado brasileiro¨ afirmou o Diplomata Amine Sayeb.

Confira o discurso do embaixador:

Caros jornalistas,

Caros convidados ,

Caros amigos,

 

Primeiramente, gostaria de dar as boas-vindas e agradecer por estarem aqui hoje.

 

É com orgulho e satisfação que os recebo na casa da Tunísia.

 

Minha tarefa de hoje é apresentar a vocês meu país e também sua deliciosa culinária. O carro-chefe da Tunisia são o azeite de oliva e o vinho, com destaque para os produtos orgânicos. Ambos remontam a vários séculos antes de Cristo. Heródoto disse: “videiras e oliveiras são abundantes nas ilhas de Kerkenah (centro-sul da Tunísia)”. Posso dizer a vocês que as videiras de lá ainda dão frutos!

 

Com efeito, a história do azeite de oliva tunisino se confunde com a história da própria Tunísia.  A oliveira foi cultivada por fenícios, gregos, cartaginenses, romanos e árabes, uma tradição que tem sido passada de pai para filho desde então.

Nosso azeite é famoso por sua fragância única, seu gosto inimitável, sua bela cor dourada e seu know-how ancestral, precursor e visionário, que fez da Tunísia o maior exportador mundial de azeite de oliva orgânico.

 

A vinicultura na Tunísia tem raízes no tratado do agrônomo cartaginense Magon, que foi o primeiro a detalhar essa prática, até hoje bem preservada e desenvolvida.

 

Os vinhos tunisinos estão cada vez mais saborosos, ganhando medalhas de ouro em competições internacionais, graças a parcerias com especialistas e investidores italianos e franceses.

 

As tâmaras que produzimos também mantiveram a delicadeza ancestral de sua colheita, o que garante seu gosto refinado.

 

Caros amigos,

 

Convidamos agora todos vocês a degustar alguns pratos da Tunísia, acompanhados por um bom vinho tunisiano. Apenas uma amostra do que nós chamamos de “Sabores da Tunísia”. Vamos lá?

 

Todos os Jornalistas presentes demonstraram satisfação em conhecer os produtos do país, seguem as fotos do evento:

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.