Embaixada da Sérvia promove evento cultural e oferece degustação da culinária tradicional do país

,

O Embaixador sérvio no Brasil veljko Lazic reuniu um grupo de amigos e jornalistas, ontem, 12 de março para  uma apresentação sobre o país entre os destaques o embaixador citou e mostrou aos presentes sobre tópicos interessantes do país, turismo, economia, segurança, entre outros, a esposa Olga Lazic explicou sobre a tradicional culinária e ofereceu aos convidados pratos típicos e muito saborosos da Sérvia. Confira abaixo alguns pontos do discurso:

 

“Nos reunimos aqui esta noite para apresentar a Sérvia como um destino turístico. Acreditamos que um pequeno número de brasileiros sabe onde está localizada a Sérvia, e ainda menos sobre o país, e por isso pretendemos apresentar-lhes com suas potencialidades turísticas, com as quais espero que vocês possam anunciar em seus veículos de mídia, para que o maior número possível de brasileiros possam conhecer as belezas de nosso país tenham o desejo de visitá-la. Apresentaremos alguns curtos vídeo clipes para vocês terem a impressão do que a Sérvia oferece e, em seguida, experimentar algumas das especialidades sérvias e, assim, descobrir os encantos da nossa culinária. Quero dizer-lhes que um grande número de turistas que visitam a Sérvia ficam impressionados com suas belezas   naturais, monumentos históricos e culturais, atmosfera maravilhosa, hospitalidade, gastronomia e vida noturna.

Seria interessante que vocês saibam que os sérvios são uma nação muito esportiva. Devo mencionar o tenista Novak Djokovic, de quem você certamente já ouviram falar. É ainda necessário que eu
diga algumas palavras sobre Dejan Petkovic (Pet), que deixou seu nome na memória de todos os brasileiros, com gols inesquecíveis marcados com a camisa do Flamengo. No campo das ciências, também não ficamos aquém. Pouco de vocês sabem que por exemplo, Nikola Tesla era sérvio. Mas tenho certeza que vocês já devem ter ouvido falar do carro Tesla, o carro do futuro, que foi assim nomeado em sua homenagem. Sem mencionar o grande prêmio Nobel Ivo Andric, escritor e diplomata, que apresentamos no ano passado, através de uma exposição inaugurada no Palácio do Buriti que vocês devem se lembrar. Devido ao grande número de especialistas em diversos campos da sociedade, das ciências à arte, do design à tecnologia, o governo sérvio lançou recentemente  um  projeto com o objetivo de ressaltar as características contemporâneas do nosso país – criatividade, inovação e originalidade. O mesmo apresenta a Sérvia como um excelente local ideal para visitar, investir, estudar ou fazer negócios” enfatizou o embaixador.

Os convidados foram muito bem servidos e o evento foi um sucesso!

Foi realmente um evento muito gostoso, tanto pela simpatia do casal sérvio quanto pela qualidade da gastronomia.

 

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.