Embaixada da Rússia celebra os 195 anos de relação com o Brasil

Em celebração ao 195º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas com o Brasil, a embaixada da Rússia promoverá um coquetel no dia 5 de outubro, às 19:00, no Museu de Arte de Brasília.

A ocasião também marca a inauguração de uma mostra alusiva à relação fraterna entre os dois países.

Relações Diplomáticas

As relações diplomáticas entre Brasil e Rússia foram estabelecidas em 1828. O escopo do relacionamento ampliou-se na década de 1980. O presidente José Sarney realizou a primeira visita de Estado à Rússia, em 1988. Desde então, quase todos os Chefes de Estado brasileiros visitaram a Rússia ao menos uma vez.

Em novembro de 2004, o Presidente Vladimir Putin realizou a primeira visita de um Chefe de Estado russo ao Brasil. Em 2010, foi assinado o Plano de Ação da Parceria Estratégica, que define objetivos, metas e orientações das relações bilaterais. A Rússia também organizou a primeira Cúpula do BRICS, realizada em 2009, na cidade russa de Ecaterimburgo.

Além da embaixada russa em Brasília, o país tem consulados-gerais em São Paulo e no Rio de Janeiro. O atual prédio da embaixada do Brasil em Moscou foi inaugurado em 1963.

A Rússia situa-se entre os 13 maiores parceiros comerciais do Brasil. O intercâmbio bilateral em 2022 foi de US$ 9,8 bilhões. O comércio é complementar e concentrado na cadeia do agronegócio. Do lado brasileiro, soja, carnes, amendoim, café e açúcar são responsáveis por grande parte da pauta, enquanto a Rússia tem nos fertilizantes o principal produto de exportação para o Brasil.

Compartilhe

Brasília in Foco