Embaixada da Itália sedia assinatura de memorando de entendimento

Um Memorando de Entendimento foi assinado hoje na Embaixada da Itália em Brasília entre Enel X Brasil, Leonardo do Brasil e TIM Brasil, três das mais importantes empresas italianas no Brasil, na vanguarda mundial nos setores de energia, conectividade e segurança cibernética.

Na presença do Embaixador Francesco Azzarello, do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes, do Secretário Executivo do Ministério das Comunicações, Vitor Menezes, do Governador do estado de Rio de Janeiro, Claudio Castro, e de outras autoridades político-parlamentares e da administração pública, federais, estaduais e municipais, o Memorando de Entendimento foi assinado pelos Country Manager da Enel Brasil, Nicola Cotugno, Presidente da Leonardo Brasil, Francesco Moliterni, e CEO da TIM Brasil, Pietro Labriola.

O Memorando de Entendimento formaliza o compromisso das três empresas de oferecer soluções conjuntas para um modelo integrado de cidades Inteligentes, Seguras e Resilientes, adaptadas às necessidades individuais das realidades às quais devem ser aplicadas. Cada empresa desenvolverá e oferecerá um conjunto de e-cidade, e-casa, e-mobilidade, e-industrias e serviços digitais financeiros, reforçando a proteção e a segurança das cidades, casas e indústrias. Uma primeira experiência já está em andamento no Município de Maricá”, com o objetivo de transformar a cidade em um “laboratório vivo”, utilizando tecnologias de ponta que possam contribuir para o desenvolvimento sustentável da região.

O Embaixador Francesco Azzarello comentou a assinatura como “mais um exemplo das oportunidades que a Itália e o Brasil podem desenvolver conjuntamente, com base na força de suas respectivas experiências, em um setor na vanguarda da tecnologia mundial, a fim de melhorar a qualidade e a sustentabilidade da vida, bem como a segurança dos centros urbanos, investindo imediatamente no futuro das próximas gerações”.

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.