Embaixada da Itália informa: Uma seleção dos melhores curtas italianos da mais recente produção.Assista gratuitamente.

10 CORTI IN GIRO PER IL MOND

O Instituto Italiano de Cultura de São Paulo e o Centro Nazionale del Cortometraggio, em colaboração com a Embaixada da Itália e o Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro, disponibilizam gratuitamente uma seleção de 10 curtas-metragens italianos (legendados em português), escolhidos entre os trabalhos mais representativos e curiosos realizados em 2019. A seleção apresenta um panorama das produções contemporâneas de pequena duração que abrange temas e gêneros distintos.

Os dez filmes serão disponibilizados gratuitamente, na plataforma Vimeo, de sexta-feira, dia 18 de dezembro, até domingo, dia 20 de dezembro. 

Para receber o link e a senha de acesso, os interessados deverão se inscrever até quarta-feira, 16 de dezembro, às 10h, por meio do >formulário online (ou >aqui).

SINOPSES 

Borntwice (2019, 8′), de Giada Bossi

Um grave acidente de bicicleta quebra a infância de Joshua. Olhando os vídeos ligados à sua antiga atividade de youtuber, o filme investiga a fragilidade da vida e a percepção da realidade de um rapaz de quinze anos que cresce na periferia.

Il Fagotto (2019, 15′), de Giulia Giapponesi

A baixa natalidade está causando o desaparecimento de um país e o Governo implementa políticas de pressão, não só psicológica sobre as mulheres que são convocadas todos os anos a um órgão estadual para explicar o motivo de sua falta de maternidade. Em um mundo fora do tempo, que se parece cada vez mais com o nosso presente, duas mulheres estão em posições opostas de seu período de fertilidade. Bianca tem 18 anos e toca fagote, Vittoria tem 47 e há apenas um ano antes de seu distintivo expirar. O encontro obriga-as a decidir em um instante a direção de seu futuro: qualquer escolha mudará o destino de suas vidas.

Senza Tenere Premuto (2019, 13′), de Paolo Strippoli

Chiara ama o Instagram e está feliz com seus seguidores. Mas quando, uma noite, alguém começa a segui-la de verdade, sua vida precipita em um vórtice de perigo e desespero, história após história.

Lella (2019, 15′), de Michele Capuano

Na noite do Réveillon de 1978, Edoardo recebe uma visita inesperada. É um jovem conhecido, abalado por um pensamento fixo do qual não consegue se libertar. Assim que entra em casa, o rapaz começa a contar uma inesquecível história de amor clandestino com Lella. Um ano e dez meses de paixão, culminando em um secreto inconfessável.

Il Muro Bianco (2019, 13′), de Andrea Brusa e Marco Scotuzzi

Uma professora e uma diretora têm de proteger os estudantes de uma escola infantil de um inimigo invisível. Baseado em uma história real.

A Colloquio con Rossella (2019, 11′), de Andrea Andolina

Baseado em um conto de Gaia Tomassini, finalista em 2016 do Premio Campiello Giovani, o curta conta a história de uma senhora idosa que aprende a se conhecer através das mensagens deixadas na secretaria telefónica por familiares e amigos.

Amateur (2019, 15′), de Simone Bozzelli

Uma tarde quente. Serena ajuda Christopher a estudar alemão. Ele, entediado, prefere gravá-la com o celular. Ela não quer, mas ele gosta, especialmente quando Serena faz o papel de porquinho. E quando Christopher ri, ela fica feliz. Através desse jogo, os dois se aproximam e descobrem uma intimidade inesperada.

Veronica non Sa Fumare (2019, 20′), de Chiara Marotta

Veronica, dezessete anos, por longo tempo espiou, de longe, uma vida diferente da que escolheu para si. Quando finalmente consegue abordar Alessia, se afunda totalmente no novo mundo que se revela igual e, ao mesmo tempo, diferente do que ela imaginava.

Quando la Banda Passò (2019, 15′), de Maurizio Forcella

Enquanto a histórica banda musical de Atri toca na sua própria sede, o prefeito recém-eleito avisa que ela deverá deixar o edifício da prefeitura que será usado para receber um feroz gorila africano. Ela também terá que pagar todas as antigas taxas de administração da instalação. O grupo, inesperadamente encurralado, só conseguirá superar o mau momento vencendo a competição de bandas da região. Ivan, o famoso trompetista de jazz que recentemente mudou para a cidade, terá o peso da competição sobre os ombros. Conseguirá, com seu solo, convencer o severo público do país?

Manica a Vento (2019, 19′), de Emilia Mazzacurati

Em Marina di Cecina, um vilarejo toscano à beira-mar, uma garota atravessa, destemida, inconsciente e descalça uma trilha de carrinhos de bate-bate. Ela caminha até uma máquina de boxe e dá um soco recorde. Dez anos se passaram e a menina cresceu. Mara agora mora em um quarto do decadente hotel de seu pai, na mesma cidade, à beira-mar. Ela não consegue sair sozinha. Da janela de seu quarto tira, no mesmo horário, todos os dias, uma foto Polaroid de uma biruta que fica na praia …

____ 

10 Corti in Giro per il Mondo: Uma Seleção dos Melhores Curtas Italianos

Data: de 18 a 20 de dezembro de 2020

Lugar: Vimeo (Online)

Ingresso: Gratuito________________

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.