Embaixada da França – Série de webinários discute o papel de defensoras e defensores ambientais na América Latina

A série “Roda de conversa com defensoras e defensores do meio ambiente” é uma parceira entre o Alto Comissariado das Nações Unidas no Brasil, a Embaixada da França no Brasil, o Fundo Casa Socioambiental, PNUMA, ONU Mulheres, União Europeia e WWF-Brasil

As Rodas de conversa acontecerão sempre às quintas-feiras, às 15h (horário de Brasília), entre os dias 17 de setembro e 15 de outubro de 2020.

Palestrantes de diversas organizações da América Latina, que pautam e discutem os temas ambientais, participarão das mesas de conversa, que serão abertas ao público e terão tradução simultânea para português, espanhol e francês.

Dentre os participantes das mesas , estão confirmados nomes como o do senhor Jan Jarab, Representante Regional para América do Sul do Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH); da senhora Soledad Garcia Muñoz, Relatora Especial da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) sobre direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais; um integrante da Secretaria do Acordo de Escazú da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL); do senhor Javier Roura Blanco, Oficial Sênior de Comunicação do mecanismo da União Europeia Protect Defenders.eu, e do senhor Michel Forst, ex Relator especial da ONU sobre a situação dos defensores de direitos humanos.

A série também contará com a parMcipação de representantes de organizações não governamentais de vários países, como o Projeto de Direitos Econômicos, sociais e culturais, ProDESC (México), o Centro de Estudos Dejusticia, o Programa Somos defensores, o Fondo de Acción Urgente de América Latina y el Caribe (FAU) (Colômbia), a Associação de Defesa Etno-ambiental Kanindé, o Iepé, a Associação Indígena Pariri, e a Fundação Zé Claudio e Maria (Brasil). Outras instituições e coletivos, como o Mídia Índia (Brasil), debaterão sobre a situação de defensoras e defensores ambientais na região.

O objetivo da série Roda de conversa com defensoras e defensores do meio ambiente é dar visibilidade à atuação das defensoras e defensores ambientais, reconhecer a importância e o legado das organizações, valorizar o impacto da atuação dos defensores e defensoras na preservação do meio ambiente e na defesa dos direitos humanos, dar visibilidade às violações dos direitos ambientais e humanos e divulgar mecanismos e ferramentas de proteção para esses defensores.

Serão cinco sessões com as seguintes temáticas:

1. Defensoras e defensores ambientais em meio à pandemia – 17/09/2020

2. Defensoras e defensores ambientais: direitos, marcos nacionais e internacionais – 24/09/2020

3. Proteção às defensoras e aos defensores ambientais: situação dos conflitos nos territórios, experiências e boas práGcas em segurança individual e comunitária – 01/10/2020

4. O papel da comunicação na proteção de defensoras e defensores ambientais – 08/10/2020

5. Como avançar na proteção das defensoras e defensores ambientais: o apoio dos atores internacionais – 15/10/2020

As transmissões serão feitas pelo endereço: https://defambiental.eco.br/#seminarios

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.