Em nota oficial divulgada pela Embaixada da França, o governo francês “lamenta a não aprovação do projeto de resolução apresentado pelo Brasil ao Conselho de Segurança das Nações Unidas” sobre o conflito armado entre Israel e Gaza.
“A França votou a favor desse projeto de resolução, que era o mais propenso a unir o Conselho em torno de princípios comuns e foi apoiado por 12 países. Esse texto condenava de forma inequívoca os ataques terroristas perpetrados pelo Hamas contra Israel, exigia a libertação dos reféns e instava todos a respeitarem o direito humanitário internacional, pedindo a realização de pausas humanitárias e a abertura urgente de um acesso humanitário pleno, seguro e desimpedido às agências das Nações Unidas, ao CICR e às organizações humanitárias em Gaza para permitir o fornecimento de bens essenciais para a população civil”, continua a nota.
O projeto de resolução também retomava a perspectiva de dois Estados, convivendo lado a lado, dentro de fronteiras seguras e reconhecidas, e enfatizava a importância de intensificar os esforços para evitar a escalada do conflito no Oriente Médio.
O governo da França agradeceu ao Brasil por sua iniciativa e seu papel de coordenação. Declarou ainda que “continuará trabalhando com seus parceiros para responder à emergência humanitária e evitar uma conflagração regional. Ela já mobilizou 10 milhões de euros em ajuda humanitária adicional para a população de Gaza”.