Embaixada da França apresenta a “A Noite das Ideias”

O mundo inteiro em torno de um só tema: “Reconstruir juntos”

É hora de reconstruir, de reconstruir juntos. Mais de 100 países mundo afora se reúnem em uma mesma reflexão. Esta é a 7ª edição da Noite das Ideias no mundo e coincide com o início da presidência francesa do Conselho da União Europeia. Na 3ª edição brasileira, pela primeira vez, cinco cidades fazem coro a essa discussão dinâmica, criativa e fundamental.

Nascida em Paris, a Noite das Ideias conquistou o mundo como uma celebração do conhecimento e do debate das ideias. No Brasil,o evento é organizado pela Embaixada da França em parceria com o Institut français. Neste ano, Belém, Curitiba, Porto Alegre, Recife e São Paulo lançam o convite a uma série de eventos que refletirão sobre questões sociais, ambientais, tecnológicas, criativas e estéticas levantadas pelo tema “Reconstruir juntos”.

Artistas e intelectuais franceses e brasileiros participam, juntos, de uma série de manifestações: debates interativos, oficinas, dança, teatro, concertos concebidos junto com a plateia, realidade virtual, programação juvenil, etc.

Cada cidade apresenta um subtema dentro do amplo guarda-chuva do Reconstruir juntos: Curitiba – Reconstruir juntos: plantas e humanos e São Paulo – O Comum e seu significado no mundo da pandemia. Essas duas cidades oferecem eventos abertos ao público. Os de São Paulo serão ainda transmitidos online. As datas para a programação em Belém, Porto Alegre e Recife ainda serão definidas.

A Noite das Ideias se cerca de parceiros de peso e estabelece parcerias ricas e frutuosas em cada uma das cidades anfitriãs. Em Curitiba, o parceiro é o Museu Paranaense, um modelo de criatividade, de acessibilidade e de transdisciplinaridade, que desenvolve um compromisso fino com questões estéticas, sociais e ambientais. Em São Paulo, SESC-SP abre suas portas para um debate via seu próprio Centro de Pesquisa e Formação.

Confira a programação de cada cidade:

Curitiba:

https://www.museuparanaense.pr.gov.br/Noticia/Noite-das-Ideias-reune-artistas-e-pesquisadores-para-bate-papo-sobre-relacao-humanos

São Paulo:

https://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/atividade/o-comum-e-seu-significado-no-mundo-da-pandemia

Compartilhe
Fabiana Ceyhan

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.