O mundo inteiro em torno de um só tema: “Reconstruir juntos”
É hora de reconstruir, de reconstruir juntos. Mais de 100 países mundo afora se reúnem em uma mesma reflexão. Esta é a 7ª edição da Noite das Ideias no mundo e coincide com o início da presidência francesa do Conselho da União Europeia. Na 3ª edição brasileira, pela primeira vez, cinco cidades fazem coro a essa discussão dinâmica, criativa e fundamental.
Nascida em Paris, a Noite das Ideias conquistou o mundo como uma celebração do conhecimento e do debate das ideias. No Brasil,o evento é organizado pela Embaixada da França em parceria com o Institut français. Neste ano, Belém, Curitiba, Porto Alegre, Recife e São Paulo lançam o convite a uma série de eventos que refletirão sobre questões sociais, ambientais, tecnológicas, criativas e estéticas levantadas pelo tema “Reconstruir juntos”.
Artistas e intelectuais franceses e brasileiros participam, juntos, de uma série de manifestações: debates interativos, oficinas, dança, teatro, concertos concebidos junto com a plateia, realidade virtual, programação juvenil, etc.
Cada cidade apresenta um subtema dentro do amplo guarda-chuva do Reconstruir juntos: Curitiba – Reconstruir juntos: plantas e humanos e São Paulo – O Comum e seu significado no mundo da pandemia. Essas duas cidades oferecem eventos abertos ao público. Os de São Paulo serão ainda transmitidos online. As datas para a programação em Belém, Porto Alegre e Recife ainda serão definidas.
A Noite das Ideias se cerca de parceiros de peso e estabelece parcerias ricas e frutuosas em cada uma das cidades anfitriãs. Em Curitiba, o parceiro é o Museu Paranaense, um modelo de criatividade, de acessibilidade e de transdisciplinaridade, que desenvolve um compromisso fino com questões estéticas, sociais e ambientais. Em São Paulo, SESC-SP abre suas portas para um debate via seu próprio Centro de Pesquisa e Formação.
Confira a programação de cada cidade:
Curitiba:
São Paulo: