Embaixada da Espanha comemora a Data Nacional do país com a chegada do novo embaixador

O novo embaixador da Espanha no Brasil, Sr Fernando Garcia Casas, recebeu na sede da embaixada  em Brasília, ontem, 10 de outubro, vários convidados para comemorar a Data Nacional do país europeu. No discurso o embaixador  enfatizou a importância entre  a relação do  Brasil  com a  Espanha e destacou que  mais de 500 empresas europeias atuam no Brasil hoje , também há investimentos brasileiros na Espanha, assim como vários tipos  intercâmbios estudantis e culturais.

Fernando Garcia também mencionou o respeito á liberdade democrática e a igualdade de gênero e   disse que quem quer que seja o novo Presidente do Brasil,a Espanha estará pronta para cooperar e manter as boas relações diplomáticas.

A tradicional Paella espanhola com frutos do mar foi a atração da festa ,assim como outros petiscos espanhois e bebidas locais.                                                                                                                                                                                               .

Laços históricos, culturais, humanos e políticos tradicionalmente aproximam o Brasil e a Espanha. A partir de década de 1990, os investimentos espanhóis no Brasil conferiram maior dinamismo ao relacionamento bilateral e a vertente econômica se transformou no principal eixo da relação. A Espanha é hoje o terceiro maior investidor estrangeiro no Brasil, com estoque total US$ 59,48 bilhões (dados de 2014). Em 2016, a corrente de comércio foi de US$ 5,17 bilhões.

Sobre o Feriado de 12 de outubro:

Data festiva na qual se comemora o dia nacional da Espanha. Foi em 12 de Outubro de 1492 que Cristóvão Colombo, à frente de uma armada espanhola, descobriu a ilha de Guanahani (Bahamas), convencido de que tivesse chegado à Índia. Na verdade, descobrira um novo continente, posteriormente chamado América, em referência ao navegador italiano Américo Vespucio. A descoberta da América foi muito importante para a Espanha, pois possibilitou a expansão da língua e da cultura espanhola nas novas terras. Em Madrid, a celebração do Dia da Hispanidade costuma ocorrer na Praça de Colón, em que o Rei, juntamente com a Família Real espanhola e os representantes do poder de estado, assistem ao desfile militar.

Fotos: Kátia Spiridon Khallouf

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.