Embaixada da Eslovênia convida para a Palestra na UCB

2 – Convite UCB

Comemoração dos 25 anos das relações diplomáticas entre o Brasil e a Eslovênia e a exposição em Brasília sobre o maior arquiteto esloveno

 

 

A Embaixada da Eslovênia em Brasília organiza, no dia 28 de setembro às 19 horas, no Palácio Buriti, a recepção em comemoração aos 25 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre a Eslovênia e o Brasil. Ao mesmo tempo acontecerá a abertura da exposição, “Liubliana de Plečnik”, sobre as obras do maior arquiteto esloveno, Jože Plečnik.

 

2017 é na Eslovênia o ano de Jože Plečnik, nascido há 145 anos e morto há 60 anos. As suas obras marcaram significativamente as seguintes capitais europeias: Liubliana, Viena, Praga e Belgrado. Independentemente dos estilos de arquitetura do começo do século 20, ele desenvolveu o seu próprio estilo, atemporal e cheio de simbolismo e de soluções universais. Suas obras também foram indicadas para serem incluídas na lista do Patrimônio da Humanidade da UNESCO em 2018.

 

A exposição no Buriti acontecerá de 28 de setembro a 13 de outubro. Depois disso, a exposição estará na Faculdade de arquitetura da Universidade de Brasília entre os dias 1° e 18 de novembro.

 

Além disso, em colaboração com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo e o Instituto de Arquitetos do Brasil, a Embaixada organizará palestras sobre o arquiteto Plečnik em várias universidades. Assim, a arquiteta eslovena Ma. Darja Kos Braga dará palestras no dia 11 de setembro às 11.30 horas na Faculdade de Arquitetura da Universidade Católica de Brasília e no dia 19 de setembro às 10 horas na UNICEUB.

 

A exposição já foi apresentada em outras capitais ao redor do mundo e, depois de Brasília, vai ser apresentada em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife.

 

 

 

Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.