Brasil e Alemanha lançam edital para novos projetos climáticos e de biodiversidade no valor de cerca de 65 milhões de euros
A Secretária Executiva do Ministério da Economia e Ação Climática da Alemanha, Dra. Franziska Brantner, e a Secretária-Geral do Itamaraty, Embaixadora Maria Laura da Rocha, lançaram na sexta-feira (8/3) um edital para novos projetos de proteção do clima e da biodiversidade no valor de cerca de 65 milhões de euros (aprox. 350 milhões de reais).
A iniciativa é um importante alicerce na implementação da parceria, acordada entre o Chanceler Olaf Scholz e o Presidente Lula em dezembro de 2023, para uma transformação socialmente justa e ecológica entre o Brasil e a Alemanha.
Os projetos da Iniciativa Internacional de Proteção Climática (IKI) estão alinhados com o entendimento de ambos os países de que é necessária uma profunda transformação da economia e da sociedade para se tornar neutro em relação ao clima, parar a perda de biodiversidade e, ao mesmo tempo, alcançar a justiça social. Os projetos são financiados pela IKI do Ministério da Economia e Ação Climática (BMWK) e do Ministério do Meio Ambiente, Conservação da Natureza, Segurança Nuclear e Proteção ao Consumidor (BMUV).
A chamada de propostas deverá resultar em três projetos com duração de até 8 anos sobre os tópicos de combate ao desmatamento, proteção climática na indústria e adaptação climática local. Organizações brasileiras, alemãs e internacionais estão convidadas a enviar suas propostas.
Info
Os três tópicos principais do edital são:
1. Descarbonização de setores industriais que emitem muitos gases de efeito estufa, especialmente aço e cimento. Para esse projeto, que foi estabelecido em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) do Brasil, o Ministério da Economia e Ação Climática da Alemanha (BMWK) está disponibilizando até 25 milhões de euros.
2. Combate ao desmatamento nos biomas Cerrado, Caatinga, Pantanal, Mata Atlântica e Pampa. O Ministério do Meio Ambiente, Conservação da Natureza, Segurança Nuclear e Proteção ao Consumidor (BMUV) da Alemanha está fornecendo até 30 milhões de euros para esse projeto, que foi estabelecido em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas do Brasil.
3. Adaptação às mudanças climáticas em áreas urbanas vulneráveis. O Ministério Federal do Meio Ambiente, Conservação da Natureza, Segurança Nuclear e Proteção ao Consumidor (BMUV) está disponibilizando até 10 milhões de euros para esse projeto, que foi desenvolvido em conjunto com o Ministério das Cidades (MCID) do Brasil.
Com a Iniciativa Internacional para o Clima, a Alemanha cumpre parte de suas obrigações financeiras no âmbito das convenções da ONU sobre proteção climática e biodiversidade. O Brasil é um país prioritário da IKI e ambos os países têm trabalhado em estreita colaboração desde o início da iniciativa em 2008.