A autora franco-libanesa Dima Abdallah em turnê no Brasil

Para o mês da francofonia e o lançamento da tradução de seu livro Mauvaises Herbes ou Ervas Daninhas em português, publicado no Brasil pela editora Paris de Histórias, Dima Abdallah participará de diversos eventos no Rio de Janeiro, Brasília, Recife e São Paulo.

Dima Abdallah nasceu no Líbano em 1977 e cresceu durante a guerra civil. Aos 12 anos, se exilou na França com o irmão e a mãe. Cursou estudos de história da arte e arqueologia, mas continuou escrevendo ao longo da adolescência e da vida adulta. Seu primeiro romance, Mauvaises herbes, publicado em 2020 pela editora Sabine Wespieser, recebeu o Prêmio França-Líbano, o Prêmio Envoyé par la Poste e a menção especial do Prêmio Lagardère de Literatura Árabe. Além disso, foi finalista de muitos outros prêmios. Seu segundo romance, Bleu nuit, lançado em 2022, recebeu o Prêmio Frontière Leonora Miano. Atualmente, está escrevendo seu terceiro romance.

Programa de encontros abertos ao público:

Rio de Janeiro 

11/03
Mesa redonda com os professores François Weigel e Laura Campos no Instituto de Letras da UERJ, às 10h30.

Lançamento do livro na livraria Janela, às 19h.

12/03
Intervenção no XI° Fórum Internacional de Migração Transnacional e Comunicação Intercultural da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), mesa redonda “Subjetividades em trânsito: pertencimentos e identificações”, às 10h30

Brasília

14/03

Mesa redonda na UnB, às 11h.


15/03

Lançamento do livro na livraria Circulares, às 19h30.


Recife

18/03
 Palestra na UFPE, às 14h30.

19/03

Mesa redonda “língua(s) e migração(ões)” no Cinema da Fundação MUSEU, às 19h


São Paulo

20/03
 Encontro no SESC Guarulhos, às 19h.

21/03

Oficina no Sesc 24 de maio, às 14h30
Encontro no SESC 24 de maio, às 19h

Fonte: Ambafrance

Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.