Diplomata Nestor Forster, indicado para o cargo de embaixador do Brasil nos Estados Unidos (EUA) será sabatinado amanhã.

O diplomata Nestor Forster, indicado para o cargo de embaixador do Brasil nos Estados Unidos (EUA) será sabatinado amanhã, pela Comissão de Relações Exteriores do Senado. O presidente da comissão, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), leu na semana passada, o relatório sobre indicação da Presidência da República que submete o nome de Forster à apreciação da Casa.

nestor_forster

Nestor Forster é o atual encarregado de Negócios na Embaixada do Brasil nos Estados Unidos – Divulgação/Itamaraty

Após a leitura do parecer, foi concedida vista coletiva. Se for aprovada pela Comissão de Relações Exteriores, a indicação precisará ainda ser confirmada pelo plenário do Senado.

Indicação

A indicação de Forster foi formalizada no fim de outubro, após o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), desistir do cargo. A indicação do filho do presidente para a embaixada brasileira em Washington foi alvo de críticas de parlamentares, que questionaram se não seria caso de nepotismo.

Currículo

Nestor José Forster Junior é gaúcho de Porto Alegre, tem 56 anos e ingressou na carreira diplomática em 1986. Já foi chefe do Setor de Política Comercial da Embaixada nos Estados Unidos (1992-1995); chefe do Setor Econômico na representação brasileira no Canadá (1995-1998); e chefe do Setor Financeiro em Washington (2003-2006). Mais recentemente, Forster passou a ser o encarregado de Negócios da mesma embaixada.

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.