Diplomacia entre Brasil e países árabes foi tema de webinar hoje

Evento virtual ‘Brasil e Países Árabes: Diplomacia Econômica’ foi realizado pela Câmara Árabe e aconteceu hoje às 9h, com participação de diplomatas brasileiros e árabes.

Rodrigo Rodrigues/Câmara Árabe

Câmara de Comércio Árabe Brasileira promoveu seu oitavo webinar hoje , às 9h, com o tema “Brasil e Países Árabes: Diplomacia Econômica”. O debate foi sobre comércio, cooperação econômica e investimentos. A

O evento online contou com a presença do embaixador da Palestina em Brasília e decano do Conselho dos Embaixadores Árabes no Brasil, Ibrahim Alzeben; do embaixador e secretário de Negociações Bilaterais no Oriente Médio, Europa e África do Ministério das Relações Exteriores, Kenneth da Nóbrega; do embaixador e vice-presidente de Relações Internacionais da Câmara Árabe, Osmar Chohfi, do secretário-geral da entidade, Tamer Mansour, e do presidente Rubens Hannun. O webinar teve ainda a participação de embaixadores brasileiros nos países árabes e de embaixadores árabes no Brasil.

o webinar colheu testemunhos tanto de embaixadores árabes no Brasil como de embaixadores do Brasil nos países árabes sobre como está se desenvolvendo essa relação comercial, quais são suas características, quais são possíveis obstáculos, para que se possa criar as melhores condições para o comércio e para a cooperação econômica.

“O principal é fazermos esse panorama amplo de como está se desenvolvendo a relação econômico-comercial, quais são as perspectivas e o que mais se pode fazer nas áreas do comércio e de investimentos”, disse Chohfi.

Os fluxos comerciais entre o Brasil e o mundo árabe cresceram bastante nos últimos 20 anos, segundo Chohfi. “E nesse contexto, se desenvolveram diversas iniciativas diplomáticas, assinaturas de acordos, de memorandos de entendimento, entre as entidades brasileiras e do mundo árabe com diferentes objetivos, como troca de informações, criar melhores condições para intercâmbio comercial, em suma, toda uma série de iniciativas que se dão através da atividade diplomática”, disse Chohfi. Segundo ele, a diplomacia econômica busca criar as melhores condições para o intercâmbio comercial e para a cooperação econômica entre os países.

Com informações da ANBA

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.