Dia Nacional do Nepal – Mensagem do Embaixador

Dia Nacional do Nepal

Mensagem do Embaixador

20 de Setembro marca o Dia Nacional do Nepal. Quatro anos atrás, nesse dia, o Nepal promulgou a nova Constituição adotada pela Assembleia Constituinte democraticamente eleita. A Constituição significa uma enorme transformação, uma vez que ela institucionalizou a política republicana, democrática e federal no país e também marcou a conclusão de um processo de paz e democratização. O processo de paz foi único e inspirador por ter sido iniciado e concluído pelo próprio Povo Nepalês. O processo de democratização foi exemplar por ter garantido uma transição pacífica da monarquia para a república. A Constituição simboliza a aurora de uma nova era no Nepal. Ela garante um fortalecido nível de participação e empoderamento femininos e visa a um desenvolvimento inclusivo no país.

O Nepal busca se tornar um país de renda média até 2030. O governo está comprometido em alcançar o lema “Próspero Nepal, Feliz Nepali”. O crescimento econômico também é encorajador.

Desde o estabelecimento de relações diplomáticas em 1976, o Nepal e o Brasil têm usufruído relações cordiais e cooperativas. A Embaixada do Nepal, estabelecida em 2010 em Brasília, é a única embaixada-residente do Nepal na América do Sul. A formação de Grupos de Amizade Parlamentares em ambos os países, a ratificação de acordo de cooperação técnica e o cumprimento de mecanismo de consulta bilateral têm contribuído significativamente para fortalecer a promoção de relações colaborativas. Existem enormes prospectos para parcerias entre os países, incluindo os setores de energia hidrelétrica, agricultura e turismo.

Na ocasião do Dia Nacional, eu gostaria de transmitir meus sinceros cumprimentos e apreciação ao Governo e ao Povo Brasileiros pela sua compreensão, boa vontade e cooperação, e também gostaria de estender nossos melhores votos pelo contínuo progresso e prosperidade do Brasil.

Também aproveito esta oportunidade para expressar minha felicitação a todos os nacionais nepaleses que atualmente residem no Brasil e na região.

A Embaixada do Nepal está ávida por fortalecer a cooperação bilateral e a amizade com o Brasil nos dias que estão por vir.

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.