Dia das Mães: veja onde comemorar em Brasília- Por Taíssa Costa

Texto da jornalista Taíssa Costa

Neste domingo  é o Dia das Mães. E, nada melhor do que proporcionar memórias afetivas com a boa gastronomia da cidade. Pensando nisso, selecionei algumas opções de restaurantes na Capital Federal. São alternativas para todos os gostos, como café da manhã, brunch, almoço, churrasco, jantar e até barzinho para quem prefere um ambiente mais descontraído. E o melhor! Diversos lugares criaram menus exclusivos e com ofertas para a ocasião. Confira e torne este dia ainda mais especial.

 

Para começar, você pode surpreender a matriarca com um delicioso café da manhã no Oscar Restaurante, que fica localizado em um dos hotéis mais charmosos da cidade, o Brasília Palace. Quem não ama café da manhã de hotel, não é mesmo? Além do mais, com aquela vista deslumbrante do lago Paranoá. Para degustar tem que acordar cedo, pois eles servem até às 10h30. Mas se não der tempo, o almoço está com novo menu e vai das 12h às 15h. Destaque para a burrata gratinada servida com molho italiano, queijo parmesão e cogumelos frescos salteados; o gnocchi de batata servido com ragu de rabada, redução de roti e folhas de agrião baby; e a canela de cordeiro preparada em cozimento lento com vegetais, ervas aromáticas e vinho tinto, acompanhado de risoto de açafrão e queijo meia cura.

 

Outra opção para começar o dia é a Castália, na 304 Sul. Lá tem brunch, sanduíches variados, folhados, bolos e pães que acabam de sair do forno, vários recheados, que basta passar uma manteiga, homus ou geleia e pronto. A delicadeza nas escolhas dos ingredientes do cardápio forma uma combinação incrível e completa. Experimentem os ovos mexidos cremosos com pimenta macaco e ciboulette; o salmão defumado curado com beterraba e açúcar mascavo, rúcula, picles de beterraba e maionese de coentro; e ainda, o com queijo boursin, tomate seco da casa, rúcula e picles de cebola roxa. Para finalizar, peçam a rabanada francesa com caramelo da casa e sorvete flor di latte.

 

Horta Cozinha Criativa, na 202 Sul, criou seis versões de brunch exclusivo para as mamães com preços a partir de 39 reais. Entre eles, com wrap de salmão, ovos mexidos com mini bacon, chia pudim, geleia da estação com torrada integral e suco; tem também o com mini churrasco de cogumelos, avocado toast, mini sanduíches de pão de forma com homus e ovos mexidos, salada de frutas e um suco; e ainda o com pão baguete integral com salmão defumado creme de queijo verde, rúcula, tomate, molho pesto, toast de ovo com guacamole, geleia da estação com torrada, salada de frutas com iogurte de baunilha do cerrado e suco. O restaurante abre no domingo às 8h30.

 

Quem também resolveu investir em brunch foi o francês Le Parisienna 103 Norte, com tempero francês e gostinho de comida de , que é mãe duas vezes! No menu, frios, pães, suco de laranja, café, croissant, salada de frutas e iogurte com granola e mel, ovo beneditino, mexido e omelete.

 

Já quem prefere almoçar com a mamãe, a dica vai para a novidade em Brasília, o Bottega Mia, recém-aberto na rua dos restaurantes (405 Sul). A casa preparou uma nhocadaque serve até 3 pessoas. Entre as opções de nhoque estão: Mar e Monte, feito com cogumelos frescos e camarão ao molho de tomate; Al Funghi, ao molho de creme de leite fresco e queijo tulha; e Alla Bolognese, com o clássico molho à bolonhesa. E tem brinde! As mães serão presenteadas com um decanter de vinho da casa.

 

O Bla’s Cozinha de Culturas, na 406 Norte, preparou o “Menu Família”, que está disponível para encomendas, que podem ser feitas no próprio restaurante ou no telefone (61) 3879 3430. Quem preferir comer no local pode desfrutar da feijoada, dos parmegianas, da caldeiradade pescada amarela com caldo de tucupi amazônico, bobó de camarão e muito mais.

 

No Açougue do Berg, que fica ao lado da entrada do clube ASBAC, as mães serão recebidas com rosas, como símbolo do reconhecimento e gratidão e poderão aproveitar o amplo espaço com um cardápio cuidadosamente elaborado, repleto de sabores autênticos, como o croquete de lagosta empanado no panko; o chuckeyed roll defumado, um corte do miolo do acém, muito macio e suculento; e o French Rack de Cordeiro, também conhecido como Carré Francês, um corte único, que corresponde ao lombo do cordeiro.

 

A casa tem até wagyu, classificação A5, a mais alta em termos de qualidade de carne em todo o mundo. Com seu grau de marmoreio BMS 10, ele é encontrado em apenas 1% de toda a carne japonesa. Trata-se de uma verdadeira iguaria. E ainda vai ter música ao vivo com Anderson Guedes que se apresenta no formato Duo (Voz e Violão e bateria eletrônica), cantando grandes clássicos do Pop Rock e MPB. O local oferece brinquedoteca e fumódromo.

 

A churrascaria Buffalo Bio, na EPTG, fará preço especial no almoço no jantar para as mamães poderem saborear o tradicional rodízio da casa, com carnes nobres e especiais, como a picanha, shoulder steak, ancho, carré de cordeiro, cupim defumado, alcatra, costela premium, e diversos outros cortes. E ainda pode se servir do variado buffet com sushi e sashimi, queijos, saladas, frios, entre outros acompanhamentos.

 

O restaurante Pobre Juan criou um menu completo que estará disponível apenas no Dia das Mães. De entrada, a salada de peras grelhadas regada ao molho de laranja com mix de folhas, amêndoas e queijo parmesão; seguida pelo Gran Ancho acompanhado da farofa especial de bacon, amêndoas e banana; e o roasted couve flor gratinada ao molho bechamel. Para finalizar, torta de chocolate servida com sorvete de baunilha, calda de berries e farofinha crocante. As reservas devem ser feitas no (61) 3034 5727 ou 98316 1168.

 

Agora, a dica para as mães preferem comemorar com samba, cerveja e petiscos, vá ao bar Primo Pobre. Elas já serão recepcionadas com uma cerveja Stella Artois PureGold de boas-vindas. Para petiscar, tem espetinhos de carne, frango ou queijo coalho, pastéis de queijo com cebola caramelizada ou de carne com azeitona e ovo. Tem também o sanduba Galinha no Pão que é servido no pão francês, com maionese da casa, coração de galinha, vinagrete e farofa da casa. A animação fica por conta da cantora Carol Nogueira e do grupo Samba Atrevido, mesmos produtores do Samba da Tia Zélia. E enquanto a mamãe cai no samba, as crianças terão um espaço especial com vários brinquedos infláveis. O bar abre no domingo, a partir das 12h.

 

Para quem busca fugir do convencional, a sugestão é o Madô Burger, localizado no hotel Biarritz, que oferece diversas opções de lanches. Que tal finalizar o domingão com um combo delicioso do Kentucky? Feito com pão brioche tostado, burger de frango, molho especial, cebola roxa, picles, Catupiry, alface, tomate, bacon e maionese, acompanhado por fritas e uma bebida. Outro destaque é o Miami, burguer duplo cheddar, cebola na chapa, Catupiry, bacon e maionese, no pão brioche tostado. A casa possui acompanhamentos como fritas com cheddar e bacon, almofadinhas de queijo Gouda e nuggets e fica aberta das 17h às 23h. Também é possível aproveitar o lanche em casa, pedindo pelo delivery

 

Compartilhe

Brasília in Foco