Embaixada do México apresenta o “ Aquaponia ” , projeto gastronômico de sustentabilidade

A Embaixada do México em Brasílía foi a sede  do evento  Aquaponia, nesta semana, o almoço na Embaixada, apresentou aos convidados  uma proposta de ceviches tradicionais à base de frutos do mar brasileiros e mexicanos que foram elaborados pela cozinheira  Chef Lourdes Hernández e os chefes Dagoberto Torres e Carlos Tavares com o apoio do Chef Halil Ceyhan, da BRK eventos.

Aquaponia é um projeto sustentável que tem como propósito a produção de peixes e plantas em um ciclo fechado, sem gerar contaminação.

Como funciona o Aquaponia e o que é :

A aquaponia é um sistema de produção que permite redução de custos ao produtor rural por conta da integração entre duas produções: aquicultura e hidroponia.  beneficiando  o meio ambiente, já que a água utilizada é reaproveitada de maneira sustentável.

O  funcionamento do sistema de Aquaponia e tanque de peixe, no qual tem início com a “criação do peixe, e todos os resíduos que sobram, como sobra de ração, pés, entre outras coisas, que viram nutriente para as plantas”.

Em seguida, acontece o cultivo do pescado, dos peixes, em específico, as tilápias.Posteriormente, tem a parte hidropônica, que é a parte de cultivo de vegetais. “Toda a parte, então, de dejetos é transformada em nutriente para a planta, pois ela consegue absorver, voltando com a água para o próprio ciclo do peixe”, disse. É um sistema fechado em que se consegue produzir tanto proteína de origem animal, que é o pescado, o peixe, como a parte de plantas”, explicou o representante do Senar.

Gastrodiplomacia:

A Embaixadora Laura Esquível enfatizou em seu discurso aos cerca de 100 convidados, que a  Embaixada realiza um projeto de “Gastrodiplomacia”, termo utilizado “pelos irmãos colombianos, e que nós adotamos, pois representa claramente uma boa forma de exercer o trabalho diplomático”. Lembrou que a culinária mexicana é “considerada pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade”

Segundo Laura,o projeto aquaponia   é uma   oportunidade de semear colher, cultivar e compartilhar  alimentos de forma comunitária.” Quando um planta é compartilha com o próximo, dá-se o primeiro passo para fazer parte de uma comunidade que cuida do bem-estar de todos”.

A Embaixadora citou o  o projeto piloto de Embaixadas Sustentáveis, propondo que o nome do tanque de aquaponia leve o nome de um grande ecologista mexicano, Coyote Alberto Ruz

Entre os convidados estavam Embaixadores de vários países, o Secretário de Realções internacionais Pacco Brito e a equipe da Serinter . A Embaixadora agradeceu em seu discurso  o apoio de Vitor Andrade que representou o  Ministério da Pesca  neste  projeto, o Presidente da Senar e tantos outros envolvidos.

Os Pratos:

A mexicana  Lourdes Hernández, explicou aos convidados sobre a preparação dos pratos servidos, sendo eles: ceviche estilo colina; ceviche de robalo em salsa verde, de ervas frescas com manga; ceviche estilo acapulco e aguachile de Camarões e para a  sobremesa, o  Apapacho de manga.

 

Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.