Dia da Europa – Dia da União Europeia comemorado em Brasilia

Dia da Europa | Dia da União Europeia

Comemorado em 9 de maio, o “Dia da Europa”, também conhecido como “Dia da União Europeia”, assinala a “Declaração Schuman”, que deu origem à União Europeia e promove a união entre os países.

Em 1986 aconteceu a primeira comemoracao com a proclamação da declaração de 1950 que expôs a visão de Robert Schuman a seguir à II Guerra Mundial para uma nova forma de cooperação política na Europa, promovendo a paz e a unidade do continente europeu a longo prazo no pós guerra .  A importância de trabalhar em prol da paz na Europa é cada vez mais evidente no momento em que destacamos a nossa união e solidariedade para com a Ucrânia afirmou o embaixador em seu discurso.

Na foto abaixo karl- Oskar Bohlin- Ministro de defesa da Suecia.

Esta proposta, conhecida como “Declaração Schuman”, baseava-se numa ideia originalmente lançada por Jean Monnet, destaca os valores de paz, solidariedade, desenvolvimento económico e social, equilíbrio ambiental e regional e incluía a criação de uma instituição europeia supranacional incumbida de gerir as matérias-primas que, nessa altura, constituíam a base do poderio militar: o carvão e o aço.

Por se considerar que esse dia foi o marco inicial da UE, os Chefes de Estado e de Governo, na Cimeira de Milão de 1985, decidiram consagrar o dia 9 de maio como “Dia da Europa”.

A recepcao na capital federal foi prestigiada por varias autoridades, inclusive pelo ministro da defesa da Suecia que teve um encontro mais cedo com o presidente lula.

O embaixador da UE no Brasil, Ignacio Ibanez, enfatizou a recente criação do Grupo de Amizade Brasil-União Europeia na Camara dos Deputados, para ampliar a colaboração entre a UE e o Brasil e também para dar mais apoio a associação estratégica entre o MERCOSUL e a UE. Ele Falou tambem da enorme parceria com o Brasil e dos grandes investimentos europeus por aqui.

Compartilhe
Fabiana Ceyhan

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.