Destaque da semana: Vietnã celebra 30 anos de relações diplomáticas com o Brasil em grande evento na capital federal

Com a presença do Senador Nelson Trad, chefe da comissão de relações exteriores do Senado Federal, da Senadora Renilde Bulhões e de várias autoridades, jornalistas e amigos do Vietnã, o embaixador do Vietnã no Brasil  Do Bah Khoa  foi o anfitrião da grande festa realizada em Brasília no dia 08 de maio.As relações  entre  Brasil e Vietnã são sólidas e crescem a cada ano.

Laços de Sólida amizade, cooperação e negócios bilaterais:

Desde o estabelecimento das relações, especialmente desde o estabelecimento da parceria abrangente, os laços de amizade e cooperação entre os dois países têm conhecido desenvolvimentos positivos em todos os campos e refletem o espírito da parceria abrangente, bem como aspirações do Governo e do povo dos dois países, em benefício dos dois países e pela  paz, estabilidade e desenvolvimento da região e do mundo.

 

Resultados importantes  alcançados:

* A confiança política mútua é cada vez mais fortalecida, uma compreensão mútua mais aprofundida através de centenas de visitas em todos os níveis, especialmente através de visitas bilaterais de alto nível:

– A visita de Estado do  presidente Tran Duc Luong  (Novembro de 2004).

– A visita de Estado do  Secretário-Geral do Partido Comunista do Vietnã no Brasil (Maio de 2007).

– A visita de Estado do  presidente Lula da Silva no  Vietnã (Setembro de 2010).

– A visita da  Vice-presidente Nguyen Thi Doan no Brasil (Maio de 2015).

– A visita do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento,  Blairo Maggi no Vietnã (Setembro de 2016).

– As visitas oficiais do Ministro de Estado das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira ( Setembro de 2017 e Maio de 2018).

– A visita oficial do  Vice Primeiro-Ministro Vuong Dinh Hue no Brasil (Julho de 2018).

– A visita do Vice-Presidente da Assembleia Nacional Uong Chu Luu no Brasil  ( Abril de 2019).

– A visita da Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento,  Tereza Cristina no Vietnã (a ser efetuada em Maio de 2019).

* Na base da confiança política e do entendimento mútuo aprofundado, o quadro jurídico para a cooperação continua tem sido reforçado com assinatura e implementação de vários  Acordos, Protocolos e Memorandos de cooperação nas seguintes áreas:

– Acordo de cooperação cultural entre os dois Governos (Outubro de 2003)

– Acordo de Cooperação Científica e Tecnológica (Fevereiro de 2008)

– Memorando de cooperação entre os dois Governos sobre o combate à pobreza (Julho de 2008)

– Acordo sobre isenção de vistos para titulares de passaportes de serviço (Novembro de 2008).

– Memorando de entendimento para o estabelecimento da Comissão Mista entre os dois Governos (Julho de 2008).

– Protocolo de cooperação entre os dois Governos   sobre a produção e uso de etanol combustível (Fevereiro de 2008)

– Acordo de Cooperação em Saúde e Ciências Médicas entre os dois Governos (Maio de 2007)

– Acordo de cooperação no transporte marítimo (Setembro de 2017)

– Acordo de cooperação na aviação civil (Julho 2018).

– Memorando de cooperação no turismo (Agosto de 2016)

– Memorando de cooperação entre a Academia Diplomática do Vietnã e o Instituto  Rio Branco do Brasil ( Maio de 2018)

– Memorando de cooperação entre a Organização vietnamita das Associações de Amizade-VUFO e a Fundação Alexandre de Gusmão -FUNAG (Maio de 2018)

– Memorando de cooperação na agrícola (Julho de 2018)

– Memorando de cooperação entre a Câmara da Indústria e Comércio do Vietnã – VCCI e a Agência Brasileira de promoção de Exportações e Investimento -APEX (7/2018).

– o Acordo de  cooperação educacional entre os dois governos e o Memorando de de cooperação em defesa nacional estão prontos  para assinatura no momento apropriado. O acordo-quadro sobre cooperação científica e técnica está em fase final de negociações.

* Os mecanismos de cooperação bilateral tais como a Comissão Mista dos dois Governos, a consulta política  entre os dois Ministérios das Relações Exteriore foram estabelecidos e têm mantido suas atividades. Os dois países valorizaram a tradição de prestar apoio recíprogo nos fóruns  das Nações Unidas e organizações internacionais, melhorarando conjuntamente o seu perfil na região e no mundo.

 Apoio recíproco contínuo ao processo de desenvolvimento nacional.

-Apoio confirmado do Brasil à candidatura como membro não-permanente do Conselho de Segurança da ONU para o período 2020-2021, como membro do Conselho de Direitos Humanos para o período 2014-2016 e do  ​​Conselho Econômico e Social para o período 2016-2018.

– Apoio contínuo do Vietnã ao Brasil em fóruns internacionais e está comprometido a apoiar o Brasil como candidato ao  membro permanente do Conselho de Segurança da ONU quando este for reformado; apoio do Vietnã ao Brasil como membro do Conselho de Direitos Humanos para o período de 2012-2015, do  Comitê de eliminação da Discriminação contra a Mulher (CEDAW) para o mandato 2013-2016; como Presidente da Organização Mundial do Café 2017.

* Parceria abrangente também é expressa na promoção de relações entre a Assembleia Nacional/ Congresso Nacional dos dois países:

– A Assembléia Nacional do Vietnã e o Congresso Nacional do Brasil tem intercambiado regularmente delegações e criaram mecanismos para criar condições para que os seus deputados compartilhem informações  experiências parlamentares através das atividades do Grupo Parlamentar Parlamentar em cada Assembléia Nacional/Congresso Nacional. A delegação da Assembleia nacional do Vietnã endereçada pelo seu Vice Presidente Uong Chu Luu efetuou uma visita de trabalho no Brasil de 20 – 24 abril 2019. A visita do Presidente do Senado do Brasil Davi Alcolumbre no Vietnã está sendo programada.

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.