Dante 700: Os olhos de Beatriz

Embaixada da Itália e Câmara Federal abrem mostra em homenagem a Dante Alighieri

Por ocasião da 21ª Semana da Língua Italiana no Mundo, a Câmara dos Deputados e a Embaixada da Itália inaugura, no próximo dia 19, a exposição “Dante: 700 anos: os olhos de Beatriz”. A mostra faz parte do 700° aniversário da morte do Sumo Poeta, pai da língua e pilar da identidade cultural italiana.

O objetivo da exposição, com curadoria do Presidente da Academia Brasileira de Letras, Professor Marco Lucchesi, é recuperar a beleza profunda da obra de Dante, sem perder sua atualidade, colocando-a nos prestigiados espaços expositivos do Salão Negro, compartilhados no Congresso pelo Senado e pela Câmara.

O evento, fruto da iniciativa e do interesse do Deputado Federal Enrico Misasi, e do apoio concreto, além daquele da Embaixada, de grupos empresariais brasileiros e italianos (Colégio Dante Alighieri, Grupo Comolatti, Enel Brasil, Leonardo Brasil, Tim Brasil), oferecerá ao público a oportunidade de aprender mais sobre a figura de Dante e sua obra mais importante e mais conhecida no mundo, a “Divina Comédia”, com particular atenção às referências e influências em português da obra de Dante na literatura e cultura brasileira.

O espectador terá a oportunidade de empreender uma viagem, como fez o poeta, através dos três reinos da Divina Comédia – inferno, purgatório e paraíso – entrando no universo cosmológico e simbólico da obra de Dante. Será possível redescobrir o legado de Dante no Brasil, inclusive no Carnaval do Rio, nas propostas teatrais e na política brasileira dos últimos dois séculos.

Por ocasião da inauguração, o Embaixador Francesco Azzarello doará, em nome do Governo italiano, uma preciosa e valiosa reprodução da Divina Comédia à Biblioteca do Congresso. “A exposição pretende ser também uma celebração das relações bilaterais – afirma o Embaixador – significativamente no templo da democracia, o Parlamento, bem como uma homenagem simbólica à enorme contribuição e à forte presença dos italianos no Brasil, à qual foi recentemente acrescentada uma importante comunidade brasileira na Itália”.

Serviço

Exposição “Dante 700 anos: os olhos de Beatriz”

Data: de 20 de outubro a 17 de dezembro

Local: Salão Negro do Congresso Nacional

Visitação: Segundas, quintas e sextas: das 9h às 17h, para o público em geral, mediante prévio agendamento pelo telefone (61) 3216-1770

Terças e quartas: das 9h às 17h, para o público interno do Congresso Nacional

Entrada gratuita

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.