Conheça a Cidade do Panamá

Ela é, ao mesmo tempo, uma cidade moderna e um local histórico

A Cidade do Panamá é muito mais que a capital do país. Nela você pode pedalar diante de um horizonte com alguns dos arranha-céus mais altos da América Latina, sentir a brisa do Pacífico enquanto anda às margens da baía do Panamá, caminhar entre sítios arqueológicos e trilhas, conhecer a história colonial e ver a noite ganhar vida, tudo em um mesmo lugar. A Cidade do Panamá é um destino de alto contraste, em que a vegetação, os povos indígenas e a vibrante vida urbana esperam por você.

Três Cidades em uma

Seus edifícios representam uma cidade moderna, mas ela é também um local histórico. De fato, ela contém outras duas cidades, ambas declaradas Patrimônio da Humanidade pela Unesco. A mais antiga é Panamá Viejo, um sítio arqueológico que preserva as ruínas da primeira cidade, fundada em 1519 e destruída por piratas. A outra é Casco Antiguo, uma cidade colonial murada repleta de cores, sabores e história que pode ser percorrida a pé e oferece diversos museus, hotéis e a melhor vida noturna, com bares na cobertura e restaurantes.

Se você busca experiências culinárias, vai adorar saber que a Cidade do Panamá é uma Cidade Criativa da Gastronomia reconhecida pela Unesco e conta com quatro restaurantes na lista “Os 50 Melhores Restaurantes da América Latina”. Saia para comer pelas áreas de San Francisco, Costa del Este e Casco Antiguo em locais com ambientes modernos, ou na Cinta Costera para ter experiências mais autênticas ao ar livre. A cidade oferece culinária para todos os gostos e orçamentos.

Conexões

Explorar a cidade é uma atividade relativamente simples, já que ela conta com diversas plataformas digitais de transporte, ônibus e a linha do metrô. Para essas duas últimas opções, é melhor contar com dinheiro em espécie. Se estiver chovendo, você também pode pedir ao hotel que chame um táxi. Saiba que muitas agências de turismo incluem transporte em suas tarifas para passeios, sobretudo fora da cidade. Elas podem buscar você para navegar até a Ilha Taboga no Golfo do Panamá ou aproveitar um encontro cultural com a comunidade Emberá às margens do rio Chagres ou com os Gunas em suas terras.

Natureza e Parques

Se você busca verde e biodiversidade, a cidade é o lugar ideal. Ela conta com vários parques naturais em que é possível caminhar por trilhas e observar aves e vida silvestre. A vista para a cidade a partir do Parque Metropolitano vai deixar você de queixo caído.

Para viver aventuras no mar, visite o Causeway de Amador. São quatro ilhas unidas pelas rochas escavadas durante a construção do Canal do Panamá. É um dos lugares favoritos dos panamenhos para passear, patinar e pedalar, com várias marinas em que é possível alugar barcos de pesca ou ir de barca até o Archipiélago de las Perlas. Lá também se encontram o Biomuseo, o Panama Convention Center e o Smithsonian Research Institute, que construiu um centro dedicado à exploração do mundo natural.

Como Chegar

O Aeroporto Internacional de Tocumen está situado a apenas 20 minutos de carro. Com voos para mais de 80 destinos, a Cidade do Panamá é uma das mais bem conectadas da região. Do avião é possível ver a imponente cidade refletida no mar, em que os barcos fazem fila no horizonte para atravessar o Canal do Panamá. Aproveite as calorosas boas-vindas, já que a cidade conta com temperatura média de 30°C, com uma atmosfera mais fresca de 25°C durante a noite.

 

Compartilhe
Fabiana Ceyhan

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.