Colombianos celebram dia nacional com música e moda

Créditos do texto: Murillo Missaci

O Embaixador da Colômbia no Brasil, Sr. Darío Montoya Mejía recebeu autoridades e amigos no último dia 8 para a celebração do Dia da Independência da República da Colômbia e o Aniversário de 200 anos da Batalha de Boyacá. Em seu discurso, o Embaixador Montoya destacou o crescimento dos investimentos na Colômbia e o desenvolvimento do país e das relações culturais e comerciais com o Brasil.

O evento foi alegrado pela linda apresentação da cantora e compositora colombiana Concha Bernal, natural do Caribe colombiano, que trouxe uma mistura de ritmos da região para a noite. Além disso, a estilista colombiana Paola Aristizábal organizou um desfile de moda colombiana que impressionou os convidados.

Independência da Colômbia

Após a invasão de Napoleão em 1808, na Espanha foram organizadas juntas do governo local para resistir ao invasor e, ao mesmo tempo, governar na ausência do rei Fernando VII. No entanto, embora essas juntas também estivessem presentes nas colônias, elas eram muito menores do que na metrópole. Além disso, em 1809 já havia algumas vozes que queriam a independência da Espanha em outras colônias, como Equador e Bolívia.

Este terreno fértil permitiu que no dia 20 de julho de 1810 uma reunião de notáveis de Santa Fe (composta de autoridades civis e intelectuais crioulos) causou um confronto na casa do espanhol José González Llorente, que acabou resultando na assinatura do Ato de Independência de Santa Fe de 1810.

A Batalha de Boyacá

A batalha de Boyacá foi um confronto militar ocorrido em 1819 que garantiu a independência do Vice-Reino de Nova Granada, hoje Colômbia, e é um dos eventos mais importantes em todo o processo de independência da América do Sul. Essa batalha ocorreu em 7 de agosto de 1819 e representou o fim do domínio espanhol sobre esse importante vice-reinado. Aconteceu nas imediações de Tunja, no atual departamento de Boyacá, às margens do rio Teatinos e a apenas 110 quilômetros de Santa Fe de Bogotá. A batalha durou apenas 2 horas.

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.