Chineses comemoram a chegada do no 4720 e o “Ano do Tigre”

O presidente chinês, Xi Jinping, em nome do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) e do Conselho de Estado, estendeu felicitações pela Festa da Primavera a todos os chineses neste domingo em uma recepção em Beijing.

Xi, também secretário-geral do Comitê Central do PCCh e presidente da Comissão Militar Central, fez um discurso na reunião no Grande Palácio do Povo, saudando o povo chinês de todos os grupos étnicos, compatriotas em Hong Kong, Macau e Taiwan, além dos chineses no exterior.

A Festa da Primavera, ou o Ano Novo Lunar Chinês, cai em 1º de fevereiro este ano.

Xi disse que todas as conquistas feitas pelo Partido e pelo povo nos últimos 100 anos são atribuídas à unidade e ao trabalho árduo, que representam o símbolo espiritual mais notável do PCCh e do povo chinês.

“Se os 1,4 bilhão de chineses permanecerem sempre unidos e os 95 milhões de membros do PCCh permanecerem sempre próximos ao povo por um futuro compartilhado, certamente poderemos continuar criando milagres impressionantes na nova jornada à frente”, observou Xi.

Os líderes do Partido e do Estado Li Keqiang, Li Zhanshu, Wang Yang, Wang Huning, Zhao Leji, Han Zheng e Wang Qishan estiveram presentes na recepção. Li Keqiang presidiu o evento.

Xi disse que o ano de 2021 testemunhou progressos notáveis para o Partido e o país, listando importantes eventos, incluindo a celebração do centenário do PCCh, a adoção da terceira resolução histórica nos 100 anos de história do Partido, a vitória na luta contra a pobreza, a realização do primeiro objetivo centenário de construir uma sociedade moderadamente próspera em todos os aspectos, e o início de uma nova jornada para construir plenamente uma China socialista moderna.

No ano passado, a China manteve sua posição de liderança no mundo em termos de desenvolvimento econômico e controle da COVID-19, disse Xi, citando o progresso da China em seu desenvolvimento de alta qualidade, capacidades em ciência e tecnologia estratégica, reforma e abertura, e bem-estar da população.

Xi disse que foram feitos planos abrangentes para que a China atinja suas metas de pico e neutralidade de carbono.

Xi também observou que a ordem em Hong Kong foi restaurada, e mais esforços foram feitos para combater as forças separatistas e facilitar a reunificação.

A diplomacia de grande país da China também foi avançada, acrescentou Xi.

A estabilidade social geral do país foi bem mantida, e o período do 14º Plano Quinquenal teve um bom começo, disse Xi.

“Independentemente das reviravoltas ou desafios que venhamos a enfrentar, devemos levar adiante o grande espírito fundador do PCCh, e ter em mente que se prospera nas adversidades e se perece no laxismo”, disse Xi.

“Devemos ter uma perspectiva de longo prazo, estar preparados para perigos potenciais mesmo em tempos de calma, e manter forte unidade e trabalhar duramente, a fim de continuar impulsionando a grande causa da revitalização nacional”, enfatizou.

Xi disse que o PCCh convocará seu 20º congresso nacional no segundo semestre de 2022 para revisar os últimos cinco anos de trabalho e traçar o plano de desenvolvimento para o próximo período.

Enfatizando as ações concretas para o congresso, Xi pediu esforços para avançar na reforma e abertura em todos os setores, promover o desenvolvimento de alta qualidade e garantir e melhorar o bem-estar da população.

O foco deve ser manter uma economia estável e saudável, uma sociedade segura e pacífica e um ecossistema político com honestidade e integridade, acrescentou Xi.

Notando que o novo ano é o Ano do Tigre, Xi disse que a cultura tradicional chinesa vê o tigre como o rei dos animais e um símbolo de força, bravura e destemor, pedindo que as pessoas escrevam um novo capítulo do socialismo com características chinesas.

Com a proximidade dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Inverno de Beijing 2022, o povo chinês está totalmente preparado para apresentar um encontro simplificado, seguro e esplêndido para o mundo, disse Xi, oferecendo seus melhores desejos aos atletas chineses e estrangeiros.

Compartilhe
Fabiana Ceyhan

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.