Jiuquan, 28 nov (Xinhua) — Os astronautas chineses Fei Junlong, Deng Qingming e Zhang Lu realizarão a missão da nave espacial Shenzhou-15, e Fei será o comandante, anunciou a Agência Espacial Tripulada da China (CMSA, em inglês) em uma conferência de imprensa nesta segunda-feira.
Fei já participou da missão da nave espacial Shenzhou-6 e Deng e Zhang são novatos no espaço, de acordo com Ji Qiming, assistente do diretor da CMSA.
É a sexta missão de voo do programa de voo espacial tripulado da China deste ano e a última na fase de construção da estação espacial chinesa, disse Ji.
Durante sua estada em órbita, a tripulação da Shenzhou-15 irá rodar com o trio da Shenzhou-14 em órbita e testemunhar a chegada da nave de carga Tianzhou-6 e da nave espacial tripulada Shenzhou-16. Eles também terão uma entrega de trabalho com a tripulação da Shenzhou-16 em órbita.
Ji acrescentou que o trio ficará em órbita por seis meses e retornará ao solo em maio do próximo ano, de acordo com o plano.
Durante a missão, a tripulação da Shenzhou-15 verificará a residência de longo prazo na estação espacial da China em sua configuração de três módulos. Eles também irão desbloquear, instalar e testar 15 gabinetes de experimentos científicos e realizarão mais de 40 experimentos e testes nas áreas de pesquisa e aplicação da ciência espacial, medicina espacial e tecnologia espacial.
Eles realizarão atividades extraveiculares (EVAs) três a quatro vezes e concluirão a instalação dos conjuntos de bombas estendidas do módulo de laboratório Mengtian e da plataforma de equipamentos expostos, disse Ji.
A tripulação também verificará o modo de saída da cabine de câmara de vácuo de carga do módulo Mengtian e cooperará com o solo para concluir seis tarefas de saída de carga. Eles realizarão testes regulares de plataforma, manutenção e gestão de assuntos da estação espacial, disse Ji.
A nave espacial tripulada Shenzhou-15 está programada para ser lançada às 23h08 da terça-feira (horário de Beijing) do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, no noroeste da China. O lançamento será realizado com um foguete transportador Longa Marcha-2F.
Depois de entrar em órbita, a espaçonave Shenzhou-15 fará um encontro rápido e automatizado e atracará à porta frontal do módulo central da estação espacial, Tianhe. A estação espacial será então expandida para sua maior configuração com três módulos e três naves espaciais, com uma massa total de quase 100 toneladas, disse Ji.
Os três módulos referem-se a Tianhe e dois módulos de laboratório Wentian e Mengtian, e as três naves espaciais, a nave de carga Tianzhou-5 e duas naves espaciais Shenzhou-15 e Shenzhou-14.