Artigo de opinião – Copa do Mundo do Catar: A Diversidade não pode excluir a cultura do Anfitrião – Por Fabiana Ceyhan

O conceito cultural da palavra diversidade se refere a diversos costumes, como religião, vestimenta, gastronomia, diferentes formas de viver e aceitar uma coexistência pacífica entre todos. A Copa do Mundo de 2022, é realizada pela primeira vez em um país do oriente médio, O Catar.
.
Chama-me a atenção a forma como o Catar tem sido criticado. Afinal, não deveríamos também, respeitar os valores do país anfitrião? Teria o Catar que se “ocidentalizar” para receber visitantes? Acredito que não! Falo com propriedade, pois vivi entre duas culturas distintas, morei muitos anos na Turquia, tive filhos de pai muçulmano, convivi e convivo com essas diferenças e, por fim, soube entender os pontos positivos da cultura.
.
Não podemos tratar essa cultura com superficialidade, o islã e seus aspectos culturais são milenares! Assim como são estranhas para um ocidental as características do modo de vida deles, para eles também há muita coisa considerada estranha. Acredito que olhar com mais ternura para essas diferenças talvez traga respostas e um ponto de equilíbrio.
.
Posso afirmar que as melhores amigas que tive e ainda tenho contato estão na Turquia. Inclusive, quando precisei de apoio por lá, muitos turcos me ajudaram e me estenderam as mãos. Apesar de ter sido casada por mais de 20 anos, nunca me converti ao islã, mas vivi lá de forma pacífica com muita gente do bem.
Escrevo este texto, não com a intenção de criticar nada ou ninguém, mas com a intenção de instigar o leitor a refletir. Atualmente, a rapidez da informação permite sua chegada de maneira equivocada e/ou com uma visão pré-estabelecida de quem quer manipular as massas, de alguma forma. Outro aspecto que me chama a atenção no Catar é que se trata de um país que não abandonou a causa Palestina, o que pode também ser um motivo de questionamentos e causa de incômodo. Obviamente, cada nação que está envolvida em algum conflito tem o seu lado da história que considera verdadeiro, assim como é com as relações pessoais, mas o Catar é um país Árabe do Golfo, tem seus valores, sua religião e, como citei acima, seu modo de vida. Creio que os visitantes se adequarem aos seus costumes era esperado por parte deles também. Vejo que eles mantêm seus valores e princípios, o que considero um ato de lealdade, enquanto a maioria das nações agem por interesses comerciais.

É inegável que o Catar investiu muito, os estádios são lindos, a abertura do evento mostrou a rica cultura e o empenho em fazer o melhor, o que deve ser levado em consideração, mesmo que o ocidente considere alguns pontos negativos, como a restrição a bebidas alcoólicas e outros. Vale também analisar todos os pontos positivos, que são muitos. Doha é uma cidade exótica, imponente e com muita história pra contar, inclusive com um lindo museu de arte islâmica.
Apreciar o Catar e sua cultura milenar deve estar nos planos dos visitantes, que poderão até mesmo consumir uma quantidade reduzida de bebida alcoólica, mas farão uma imersão cultural inesquecível! Tudo isso sem contar que há chances reais do Brasil ser o campeão!

Vamos vibrar positivamente! A história nos espera mais adiante!

Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.