China lançará módulo central de estação espacial no primeiro semestre de 2021

A China planeja lançar o módulo central de sua estação espacial tripulada no primeiro semestre de 2021, disse um funcionário sênior na sexta-feira.

O módulo central será enviado por um foguete Longa Marcha-5B Y2 do Local de Lançamento de Naves Espaciais Wenchang na Província de Hainan, disse Zhou Jianping, projetista-chefe do programa espacial tripulado da China, em uma cerimônia de entrega para a cápsula de retorno da nave espacial tripulada Shenzhou-10 em Shaoshan, na Província de Hunan, centro da China.

“As missões espaciais subsequentes incluem os lançamentos de naves de carga Tianzhou-2 e nave tripulada Shenzhou-12 depois que o módulo central for enviado para a órbita”, disse Zhou.

Os testes no módulo principal foram concluídos, e o treinamento dos astronautas está em andamento. Os astronautas realizarão uma série de atividades extraveiculares.

A China deverá concluir a construção da estação espacial por volta de 2022. O projeto de construção será implementado em duas fases. Seis missões de voo, incluindo o lançamento do módulo principal, foram programadas na fase de validação da tecnologia chave.

Fonte: Xinhua

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.