China e Rússia explorarão potencial em cooperação espacial

China e Rússia aproveitarão o potencial de parceria no setor espacial e promoverão a cooperação prática, disse o embaixador chinês na Rússia, Zhang Hanhui, na terça-feira.

“Faremos da interação no setor espacial uma área exemplar de cooperação bilateral no campo de altas tecnologias”, disse Zhang em uma entrevista por escrito à agência de notícias russa Interfax.

Nos últimos 30 anos, observou ele, os dois países aprofundaram e expandiram constantemente as áreas de cooperação e alcançaram resultados substanciais em áreas como observação da Terra, exploração lunar e do espaço profundo, componentes eletrônicos aeroespaciais e monitoramento de detritos espaciais.

Zhang lembrou que a China e a Rússia assinaram dois acordos em setembro de 2019 sobre cooperação na exploração lunar e do espaço profundo.

Os dois documentos foram implementados de forma eficiente, o que estabeleceu uma base sólida para a cooperação China-Rússia na exploração lunar e do espaço profundo, disse o embaixador.

Fonte: Xinhua

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.