China diz que o pico do Coronavírus acabou

0
32
(200311) -- WUHAN, March 11, 2020 (Xinhua) -- Medical workers pose for photos after seeing cured patients off at the Wuchang temporary hospital in Wuhan, central China's Hubei Province, March 10, 2020. The last two temporary hospitals in Wuhan, the epicenter of the coronavirus outbreak in central China's Hubei Province, were shut down Tuesday, marking the closure of all 16 temporary hospitals in the city. (Xinhua/Xiao Yijiu)

Pequim, 12 mar (Xinhua) — Acabou o pico do atual surto da doença do novo coronavírus (COVID-19) na China, anunciou nesta quinta-feira um porta-voz da Comissão Nacional de Saúde.

Os novos casos têm diminuído, e a situação epidêmica geral permanece em um nível baixo, disse Mi Feng, porta-voz da Comissão Nacional de Saúde, em uma coletiva de imprensa em Beijing.

Mi disse que caiu para um dígito o número de novos casos em Wuhan, o epicentro do surto, na Província de Hubei, no centro da China, com apenas oito sendo relatados na quarta-feira.

Apenas sete novos casos foram registrados na parte continental da China fora de Hubei, mas seis foram importados do exterior.

Mi disse que a prioridade deve ser o tratamento dos pacientes e prometeu que não haverá nenhum relaxamento ou alívio dos esforços no trabalho de prevenção e controle epidêmico.

Essa declaração se deu após a Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciar que o surto da COVID-19 pode ser caracterizado como uma pandemia, pois o vírus cada vez mais se espalha no mundo.

Atualmente, há mais de 118 mil casos confirmados em 114 países e regiões, e 4.291 pessoas vieram a óbito, disse em Genebra o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, acrescentando que o número dos casos, de mortes e de países afetados tende a aumentar nos próximos dias e semanas.