China diz que o pico do Coronavírus acabou

Pequim, 12 mar (Xinhua) — Acabou o pico do atual surto da doença do novo coronavírus (COVID-19) na China, anunciou nesta quinta-feira um porta-voz da Comissão Nacional de Saúde.

Os novos casos têm diminuído, e a situação epidêmica geral permanece em um nível baixo, disse Mi Feng, porta-voz da Comissão Nacional de Saúde, em uma coletiva de imprensa em Beijing.

Mi disse que caiu para um dígito o número de novos casos em Wuhan, o epicentro do surto, na Província de Hubei, no centro da China, com apenas oito sendo relatados na quarta-feira.

Apenas sete novos casos foram registrados na parte continental da China fora de Hubei, mas seis foram importados do exterior.

Mi disse que a prioridade deve ser o tratamento dos pacientes e prometeu que não haverá nenhum relaxamento ou alívio dos esforços no trabalho de prevenção e controle epidêmico.

Essa declaração se deu após a Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciar que o surto da COVID-19 pode ser caracterizado como uma pandemia, pois o vírus cada vez mais se espalha no mundo.

Atualmente, há mais de 118 mil casos confirmados em 114 países e regiões, e 4.291 pessoas vieram a óbito, disse em Genebra o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, acrescentando que o número dos casos, de mortes e de países afetados tende a aumentar nos próximos dias e semanas.

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.