Guilin, 23 mar (Xinhua) — O conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, conversou nesta terça-feira com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, e os dois lados chegaram a um consenso estratégico.
As negociações, realizadas na cidade de Guilin, na Região Autônoma da Etnia Zhuang de Guangxi, sul da China, marcaram o 51º encontro entre Wang e Lavrov. “Isso demonstra o alto nível da parceria estratégica abrangente de coordenação entre a China e a Rússia”, disse Wang.
Não importa o que aconteça com a situação internacional, a coordenação estratégica abrangente entre os dois países apenas se fortalecerá e se expandirá, ao invés de enfraquecer ou diminuir, disse o ministro das Relações Exteriores da China.
Os dois lados concordaram que a orientação estratégica dos dois chefes de Estado constitui a força política dos laços bilaterais e que o combate conjunto à pandemia aprofundou ainda mais a amizade tradicional entre os povos de ambos os países.
Eles também concordaram que a cooperação pragmática impulsionou fortemente o desenvolvimento econômico e social dos dois países, e sua coordenação internacional contribuiu com estabilidade e energia positiva para o mundo.
Os dois chanceleres assinaram alguns acordos de cooperação bilateral e também uma declaração conjunta sobre governança global após as negociações, conclamando a comunidade internacional a deixar de lado as diferenças, construir consensos, fortalecer a coordenação e salvaguardar a paz mundial e a estabilidade geoestratégica.