No dia 17 de fevereiro de 2022, foi realizada, na sede da instituição contemplada, a Cerimônia de Assinatura de Contrato de Doação entre a Embaixada do Japão e a APAE-DF para o projeto de aquisição de uma van.
O ato foi representado pelo Embaixador do Japão no Brasil, Sr. HAYASHI Teiji, e pela Presidente da APAE-DF, Sra. Diva da Silva Marinho.
O projeto foi viabilizado através do Programa de Assistência a Projetos Comunitários e de Segurança Humana (APC) do Governo Japonês no valor aproximado de 225,000 reais (39,737 dólares americanos) para aquisição de uma van com capacidade para 15 pessoas. A aquisição desse veículo visa apoiar os alunos com deficiência intelectual ou múltipla que frequentam as escolas geridas pela APAE-DF a participarem de atividades realizadas fora das escolas como treinamento e visita aos locais de trabalho. Além de facilitar no deslocamento das equipes de atletas ao estágio ou a outros campos de treinamento.
Em seu discurso, o Embaixador Hayashi mencionou a importância de necessidade de ação contínua e multifacetada para inclusão social dos excepcionais. “Como no Brasil, no Japão, independentemente da deficiência, visa-se a promoção de uma sociedade em que todas as pessoas possam conviver respeitando a personalidade e a individualidade de todos e que possam se apoiar mutualmente. Esta doação financeira representa o símbolo de amizade entre o povo
Japonês e o povo brasileiro que se esforçam para realizar uma sociedade simbiose.”, disse.
A Presidente da APAE-DF Sra. Diva da Silva Marinho, por sua vez, expressou o seu agradecimento pelo apoio contemplado para o referido projeto da associação. “O veículo a ser doado trará benefício aos 500 alunos frequentados anualmente. Reafirmamos o nosso sincero agradecimento à Embaixada do Japão no Brasil e ao Governo Japonês.”, concluiu.
Após da cerimônia, os representantes da APAE-DF convidaram o Embaixador Hayashi a conhecer de perto as atividades dos professores e dos alunos na escola de educação especial da APAE-DF. O Embaixador Hayashi, além de assistir e conhecer de perto as atividades dos alunos, observou como os mesmos recebem as formações e interagiu animadamente com s alunos. Além disso, o Embaixador Hayashi quis conhecer o ponto de vista dos alunos sobre como é a vida escolar e quais são os desafios que têm no dia-a-dia e nas formações na escola.
Esperamos que a van a ser aquisitiva seja utilizada de forma adequada e eficaz e seja útil para a inclusão social das pessoas especiais através de participação profissional.