Embaixada comemora centenário da vitória turca

“Com a força que extrai de sua história, a Turquia avança com determinação no caminho para construir um futuro brilhante e próspero para si mesma”. Presidente da Turquia Recep Tayyip Erdoğan

Na última terça-feira (30), a Embaixada da Turquia comemorou 100 anos de vitória, que consagrou sua luta de libertação contra potências estrangeiras. A nação turca, cuja história está repleta de conquistas, vem construindo um futuro próspero com a força que recebeu de seus antepassados.

Para celebrar essa data tão especial, o Embaixador turco Murat Yavuz Ateş e o adido militar Coronel Orhan Gözaydin e as respectivas esposas, senhoras Hiroko Ateş e Erma Gözaydin, ofereceram a diplomatas, imprensa e convidados um jantar com comidas típicas turcas.

O Presidente da República turca Recep Tayyip Erdoğan destacou, em carta enviada à Embaixada, que o país se prepara para ocupar um lugar de destaque no cenário global.

Nosso país administrou com sucesso a epidemia de coronavírus, que abalou profundamente toda a humanidade, e, agora, toma medidas para transformar a crise econômica global em uma oportunidade.

A Turquia ocupa o lugar que merece no novo sistema mundial com sua crescente capacidade produtiva, com suas exportações que batem recordes a cada mês, os projetos que implementa na indústria de defesa e também com as responsabilidades que assume a solução de problemas regionais.

No ano de 2023, quando comemoraremos os 100 anos  da nossa República, espero um novo marco com boas notícias sobre a construção da grande e poderosa Turquia… (Trecho da carta lida aos convidados)

Em seu discurso, o Coronel Orhan Gözaydin registrou a importância deste dia na história da Turquia. “O dia 30 de agosto comemora a grande vitória do Exército turco contra as forças inimigas que ocuparam a pátria após a Primeira Guerra Mundial. A luta pela independência contra o inimigo ocupante começou sob a liderança de Ghazi Mustafa Kemal Atatürk, em Samsun em 1919, e resultou em uma vitória decisiva e duradoura em 30 de agosto de 1922”.

O Embaixador Murat Yavuz Ateş salientou a importância da Turquia na busca pela paz e cooperação mundial através de sua adesão a organizações internacionais, tais como a ONU, a OTAN, o Conselho da Europa, a OCDE e a OSCE.

Além disso, destacou, a contribuição turca através de suas Forças Armadas para o estabelecimento da paz, da segurança em sua região e em todo o mundo, principalmente, no momento de incertezas e crises globais.

Encerrou o discurso, com informações sobre o importante papel da Turquia no estabelecimento de um corredor de grãos na zona de guerra, que permite a exportação de grãos e fertilizantes para todo o mundo. “Como resultado de um acordo alcançado entre delegações militares turcas, russas, ucranianas e as Nações Unidas, um Centro Conjunto de Coordenação foi estabelecido em Istambul com o objetivo de supervisionar este mecanismo”, finalizou.

No evento, membros da  Associação Brasileira de Jornalista e Comunicadores da Área Internacional e Diplomática (ABRAJINTER) celebraram esse momento de vitória turca e reforçaram o compromisso democrático em sua atuação na cobertura jornalística internacional e diplomática.

*Vívian Chagàs: Jornalista, fundadora da Revista Liberatta, bacharel em Direito, consultora em compliance e em gestão de risco

Compartilhe

Brasília in Foco