Celebração dos 90 anos da primeira travessia aérea do oceano atlântico com correio postal

Lançamento do selo personalizado

O lado bonito de nossa profissão de pilotos de avião é imaginar, de vez em quando, que vivemos longe das coisas deste mundo, que nossa existência é feita de uma série de aventuras. “Jean Mermoz (1901-1936)

Maio de 1930 é um marco na história mundial da aviação e do transporte de correspondências: foi a realização da primeira travessia aérea transatlântica com correio postal. O piloto Jean Mermoz, o operador de rádio Gimié e o navegador Dabry deixaram a cidade de Saint-Louis, no Senegal, a bordo do hidroavião Comte-de-la-Vaulx e chegaram a Natal, no Brasil, após 21 horas de vôo. Na bagagem: mais de 20 mil cartas.

Esse feito pioneiro será revisitado este ano pelo projeto “Jean Mermoz em Natal”, realizado pelo Serviço Cultural da Embaixada da França no Brasil. O projeto visa redescobrir a história desta travessia histórica e permite reviver a trajetória do aviador francês Jean Mermoz, colega de outro piloto cujo nome conquistou o mundo, Antoine de Saint-Exupéry, autor de O Pequeno Príncipe.

A travessia inédita encurtou a distância entre a Europa e o Novo Mundo, aplacou saudades, acelerou negócios. Uma carta que antes levava meses para chegar ao Brasil a bordo dos navios avisos passou, então, a trazer notícias, para a época, ainda frescas.

O projeto Jean Mermoz em Natal incluiu o lançamento do selo postal personalizado, uma homenagem ao começo da aviação comercial entre a França e o Brasil, feito em parceria com os Correios do Brasil. Na Embaixada da França a cerimônia de lançamento do selo

comemorou os 90 anos da primeira travessia aérea do Oceano Atlântico com correio postal em presença dos representantes dos Correios do Brasil. Em breve, o selo poderá ser comprado por qualquer cidadão brasileiro e residente no Brasil, sob encomenda, nas agências dos Correios no Brasil e também por meio da Loja Online dos Correios.

Na cerimônia do lançamento do selo personalizado estavam presentes:

  • O Encarregado de Negócios da Embaixada da França, o Senhor Gilles Pecassou, o Adjunto ao Conselheiro Cultural da Embaixada da França, o Senhor Olivier Giron, e a produtora do projeto “Jean Mermoz em Natal”, a Senhora Mathilde Albertelli.
  • O Senhor Presidente dos Correios, Floriano Peixoto Vieira Neto, e o Assessor da Presidência dos Correios, o Senhor Gabriel Farias Borba.

O lançamento aconteceu na Embaixada da França no dia 2 de julho às 16h.

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.