Celebração do Dia Internacional das Mulheres na Diplomacia une Mulheres Diplomatas na Casa de Bangladesh

Em evento realizado na Bangladesh House, em Brasília, Sadia Faizunnesa, Embaixadora de Bangladesh no Brasil, e Gloria Tiwet, Embaixadora da Malásia no Brasil, receberam a Embaixadora Maria Laura da Rocha, Secretária-Geral do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, as Embaixadoras no Brasil e diplomatas mulheres do Itamaraty e da Associação de Mulheres Diplomatas do Brasil (AMDB) para celebrar o Dia Internacional das Mulheres na Diplomacia (WID).

Este evento foi o primeiro do seu tipo realizado em Brasília e marcou o reconhecimento das conquistas e contribuições das mulheres na arena diplomático. A Embaixadora Sadia Faizunnesa e a Embaixadora Gloria Tiwet, como anfitriãs, tiveram como objetivo promover a igualdade de gênero e o empoderamento feminino, ao mesmo tempo em que destacavam o importante papel das mulheres na formação das relações internacionais.

O evento serviu como uma oportunidade para as ilustres convidadas se envolverem em conversas significativas, compartilharem experiências e explorarem possibilidades de colaboração no avanço do empoderamento feminino e da igualdade de gênero dentro da comunidade diplomática.A presença da Embaixadora Maria Laura da Rocha, Secretária-Geral do Ministério das Relações Exteriores, como convidada de honra, enfatizou o compromisso do governo brasileiro em promover a igualdade de gênero e garantir a plena participação das mulheres na diplomacia.

Mais de 15 Embaixadoras, vindas de culturas diversas e representando diferentes países, compareceram ao evento. Suas presenças refletiram o crescente reconhecimento das capacidades das mulheres e do papel cada vez maior que desempenham na formação das relações diplomáticas globalmente.Esse evento proporcionou uma plataforma para que essas estimadas diplomatas fortalecessem suas redes de contatos, estabelecessem parcerias, promovessem a colaboração e trocassem ideias sobre como enfrentar os desafios enfrentados pelas mulheres no campo da diplomacia, durante um almoço.

Além disso, a Associação de Mulheres Diplomatas do Brasil participou do evento, reunindo profissionais experientes e jovens diplomatas para discutir a importância do Dia Internacional das Mulheres na Diplomacia e seu impacto no avanço dos direitos e do empoderamento das mulheres.O compromisso da associação em promover a igualdade de gênero dentro da comunidade diplomática foi celebrado e reforçado durante o almoço.

O Dia Internacional das Mulheres na Diplomacia, estabelecido na Resolução nº. A/RES/76/269 pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 20 de junho de 2022, possui grande significado histórico, simbolizando a luta contínua pelo empoderamento das mulheres e pela igualdade de gênero.Esse dia serve como um lembrete das imensas contribuições feitas pelas mulheres diplomatas ao longo da história, apesar das numerosas barreiras e preconceitos que enfrentaram.

Ao organizarem esse almoço, a Embaixadora Sadia Faizunnesa e a Embaixadora Gloria Tiwet tiveram como objetivo amplificar as vozes das mulheres diplomatas e inspirar as futuras gerações de mulheres a seguirem carreiras na diplomacia.

A Embaixadora Maria Laura da Rocha destacou a importância de eventos que reúnem mulheres diplomatas e, ao reconhecer os avanços feitos ao longo das décadas na arena diplomática para que tenha mais mulheres, também ressaltou o longo caminho a percorrer para alcançar a paridade e a igualdade para as mulheres diplomatas, especialmente em posições de destaque.

Participaram do evento:

Sadia Faizunnesa, Embaixadora de Bangladesh no Brasil

Gloria Tiwet, Embaixadora da Malásia no Brasil

Embaixadora Maria Laura da Rocha, Secretária-Geral do Ministério das Relações Exteriores

Embaixadora Maria Luisa Escorel de Moraes, Secretária para Europa e América do Norte do Ministério das Relações Exteriores

Embaixadora Marcia Loureiro, Presidente da Fundação Alexandre Gusmão (FUNAG)

Tonika Sealy-Thompson, Embaixadora de Barbados no Brasil

Beijada Sartchadjieva, Embaixadora da Bulgária no Brasil·

Aminata Sana Congo, Embaixadora do Burkina Faso no Brasil·

Patricia Villegas de Jorge, Embaixadora da República Dominicana no Brasil

Johanna Karanko, Embaixadora da Finlândia no Brasil

Brigitte Collet, Embaixadora da França no Brasil

Abena Pokua Adompim Busia, Embaixadora de Gana no Brasil

Rachel Coupaud, Embaixadora do Haiti no Brasil

Béatrice Kirsch, Embaixadora de Luxemburgo no Brasil

Monica-Michaela Stirbu, Embaixadora da Romênia no Brasil

María del Mar Fernández-Palacios Carmona, Embaixadora da Espanha no Brasil

Rania Al Haj Ali, Embaixadora da Síria no Brasil

Lais Souza Garcia, Vice-Presidente da Associação de Mulheres Diplomatas do Brasil

Christina Lamazière

Fabiana Moreira

Maria Clara Tavares Cerqueira

Camile Viana Leal

Tatiana de Andrade Nunes Parra

Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.