Brasília recebe festival de comida coreana

Brasília recebe festival de comida coreana
Parceria entre Embaixada da Coreia e SENAC oferece menu de comida coreana no Restaurante da Câmara dos Deputados dias 7 e 8 de maio

 

A Embaixada da República da Coreia no Brasil, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e apoio da Kobras (Sociedade Brasil-Coreia), oferece cardápio com pratos típicos da cozinha coreana nos dias 7 e 8 de maio, das 12h às 15h, no Restaurante-escola, localizado no Anexo IV da Câmara dos Deputados, em Brasília.

A ação faz parte da agenda de eventos dos 60 de relações diplomáticas entre Coreia e Brasil comemorados neste ano e integra a Semana da Gastronomia Internacional – projeto do SENAC que tem como objetivo difundir a culinária de outros países e estados brasileiros em seus restaurantes-escola.

Os pratos que compõem o menu são os tradicionais kimchi (acelga fermentada), bulgogui (carne bovina ou suína marinada ao óleo de soja) e bibimbap (arroz misturado com vegetais). Também fazem parte panquecas famosas do país, como buchu gamja jeon (panqueca de cebolinha e batatas) e haemul wanja jeon (panqueca de frutos do mar).

Outro destaque, também tradicional, é o gungjung japache (macarrão de batata doce). Como sobremesa serão servidos o hodu jeonggwa (doce de nozes) e um chá de omija (frutos de schisandra, também chamada de magnolia berry ou fruta de cinco sabores). Pratos brasileiros, que já fazem do cardápio da casa, estarão disponíveis.

O restaurante funciona como self-service, à vontade, ao custo de R$ 62,36, por pessoa.  Além de degustar os pratos típicos, os comensais poderão conhecer um pouco mais da Coreia por meio de fotos, vídeos e decoração tipicamente coreana durante os dois dias de evento.

O embaixador da República da Coreia no Brasil, Kim Chan-woo, afirma que 2019 é especialmente significativo, já que este é o ano em que as duas nações celebram 60 anos de relações diplomáticas. “Fico muito feliz em poder apresentar, por meio da gastronomia, uma parte da rica e variada cultura coreana em um momento tão oportuno como este, que reforça nossos laços de amizade”.

Chefes coreanos assinam cardápio

Os chefes coreanos Yoon Jong Sik e Kwon Oh Gyun assinam o cardápio do Festival.  Eles foram convidados pela Embaixada e a Kobras (Associação Brasil-Coreia)

 

 

especialmente para o evento em Brasília. Os dois atuam no tradicional restaurante coreano “Ondal”, localizado no hotel Grand Walkerhill.

O restaurante é uma referência no país e os chefes são conhecidos por terem assinado comidas tradicionais servidas em importantes eventos da Coreia, como visitas de chefes de estados, almoço de inauguração dos Jogos Olímpicos de PyeongChang, reuniões do G20, entre outros.

Sobre os chefes coreanos

Yoon Jong Sik tem 38 anos, 14 anos de experiência, e é sous-chef do tradicional restaurante coreano Ondal, no hotel Grand Walkerhill, em Seul. É formado pela Universidade Ho-won. Entre suas experiências mais emblemáticas estão a elaboração das receitas para jantar com o presidente norte-americano Donald Trump, em visita à Coreia, o presidente chinês Xi Jinping, o encontro de esposas dos líderes do G2, entre outros.

Kwon Oh Gyun tem 40 anos e há 15 trabalha com gastronomia. Atualmente, é chefe de banquetes frios do Hotel Grand Walkerhill, em Seul. É formado pela Universidade de Sejong. Entre suas experiências estão jantares com chefes de estados, como o chinês Xi Jinping, o norte-americano Donald Trump e, mais recentemente, o almoço e jantar servidos nas negociações da Coreia do Sul e Coreia do Norte durante os Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang

Sobre a Kobras

Entidade sem fins lucrativos do Ministério da Diplomacia da Coreia, foi fundada em junho de 2011 como uma ONG. Visa promover a cooperação entre Brasil e Coreia em diversas áreas como economia, sociedade, cultura, educação, com o objetivo de expandir o intercâmbio e a cooperação, estreitando os laços de amizade das duas nações.

A partir da instalação do Instituto Rei Sejong na UnB em 2018, a entidade tem contribuído para aprofundar intercâmbios culturais e humanos entre o Brasil e a Coreia, que este ano comemoram 60 anos das relações diplomáticas. O Instituto Sejong é o centro oficial do governo, que tem como objetivo a promoção da língua e da cultura coreana nos países.

 

 

 

 

 

 

Serviço:

Festival da Gastronomia Internacional
Dias 7 e 8 de maio, das 12h às 15h
Preço por pessoa: R$ 62,36
Restaurante-escola SENAC, Anexo IV 10° andar
Câmara dos Deputados
É preciso levar documento pessoal para ter acesso ao prédio

 

 

Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.