Brasília ganhará Monumento da Língua

Anúncio foi feito durante evento da Embaixada de Bangladesh em comemoração ao Dia Internacional da Língua Materna

Brasília ganhará o Monumento da Língua. Ainda sem data para ser inaugurada, a, durante evento da Embaixada de Bangladesh no Brasil que comemorou o Dia Internacional da Língua Materna, no mês de fevereiro.

O Dia Internacional da Língua é comemorado oficialmente em 21 de fevereiro e tem grande importância para Bangladesh. Foi nesse dia, em 1952, que a cidade de Daca, capital do país, virou palco de um banho de sangue que marcou, para sempre, aquele povo: vários estudantes foram mortos pela polícia durante um protesto pelo reconhecimento da sua língua, o bengalês, como um dos dois idiomas oficiais do então Paquistão.

Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

“Precisamos falar ao mundo e alertar a todos que existem muitas línguas em perigo, principalmente as indígenas”, afirmou Marlova. Estima-se que existam mais de 7 mil línguas no mundo, sendo que metade delas corre o risco de desaparecer. Paulo César Chaves também falou sobre o assunto: “A língua materna representa a identidade dos povos e por isso deve ser preservadas por todos nós”.

Durante o evento, a Unesco lançou o livro Escrever a paz, que conta a história da escrita e mostra, por meio de ilustrações, o alfabeto e formas de escrita de dezenas de países do mundo.

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.